sábado, 1 de janeiro de 2011

Ante 2011, Uma Breve História de um Brasil Recente



Anos de ditadura militar. Totalmente despreparados para a gerência do País, se retiraram de cena pela imposição da própria lógica e razão, pois já não havia mais a ameaça comunista de pegar o povo de surpresa e a contra-gosto. Posto que, elevaram valores básicos a qualquer nação que queira se ver com grandeza, mas falharam na condução econômica do País. Pelas mãos do Presidente Figueiredo, bastava agora a sociedade civil ir a frente e trabalhar para a construção de um País REAL.

Diante do que a história chama de doença, Tancredo Neves (o candidato das diretas e da oposição) morre antes da posse...contam que uma repórter e uma cantora, enganjadas em sua campanha, desapareceram por dois anos após a sua morte... voltaram vendo o candidato dos militares, coronel nordestino, posto como vice de Tancredo (os militares se certificaram contra a voracidade já conhecida dos esquerdopatas, colocando um ali, e impondo outro acolá), já tendo assumido a cadeira Presidencial, contra os ditames constitucionais da época...para tal, fez de tudo, inclusive a distribuição vexatória de concessões de rádios e TVs e muito mais, para lá se manter. Foi autor de várias encenações nacionais, como a exemplo do plano cruzado. Faliu em seu mandato... na verdade NADA fez.

Diante de eleições reais, enfrentan-se Collor, conhecido como "caçador de Marajás", com proposta de moralização do País e combate firme contra a corrupção, e o sindicalista lula. Todo o povo brasileiro rejeitou as propostas esquerdistas do sindicalista, sofrendo derrota que claramente traduziu a aversão deste povo quanto a um estado comunista. Com o impedimento de Collor, assume, mais uma vez, o vice-presidente, que então era o Sr. Itamar Franco.

O Presidente Itamar, para manter uma unidade e pensando no bem do País, propõe a união de TODOS os partidos para formar um novo governo, pelo bem de todos (e cumprir um final de mandato do atual). O único partido a rejeitar a proposta, se manter de fora e a tudo ser contra, atravancando inclusive as propostas reais que contribuiriam para o crescimento do Brasil, foi o Partido dos Trabalhadores (já pronunciava sua verdadeira face), que se manteve em uma oposição intransigente e irracional. Itamar chama um dos mais combatentes de oposição contra o regime militar para ser seu Ministro da Fazenda, o Sr. Fernando Henrique Cardoso. Num cenário de conjuntura difícil, em uma economia desregrada e totalmente instável, num País atado por todos os lados, o mesmo institui o plano REAL, cortando três zeros do valor monetário, congelando os salários e preços dos produtos. Institui a URV, valor de convergência e compensação financeira e assim, o povo nota grande avanço quando não mais havia inflação e perdas de valor capital, onde produtos passaram a ser viáveis, pois ganhavam a mesma coisa, mas os produtos ficaram infinitamente mais baratos com o corte de três zeros e decréscimo...acessíveis. Os aluguéis, prestações e outros se tornaram praticáveis e, desta forma, com as empresas vendendo seus produtos (capital de giro sem perdas monetárias), sem custo adicional na matéria prima (valores congelados) pode produzir sem a necessidade de aumentar seus produtos, até porque o cidadão não poderia pagar aumentos, já que seu ganho estava congelado também...assim se deu a estabilização econômica (narrada em linha simples) que proporcionou vermos, anos após, o Brasil gerar dinheiro para poder alavancar um crescimento invejável a outros países...mas que, infelizmente, não ocorreu.

Findo o mandato do Presidente Itamar, que nele entrou dirigindo um fusquinha, e o deixou da mesma forma (foi íntegro e honesto, do começo ao fim), novas eleições traduziram mais uma vez a vontade popular de forma explicita, quando o antes Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, agora candidato, se elege vencendo o candidato sindicalista luiz inácio da silva, que com seu discurso raivoso e suas posições contrárias a tudo, inclusive dizendo que o plano REAL era uma fantasia eleitoreira, já se punha desacreditado num todo.

Conhecido como FHC, Fernando Henrique tomou posse com o intuito de diminuição do estado e valorização do social, com medidas a reforçar a economia ao caminho definitivo da estabilização, inclusive criando diversos planos sociais, como o bolsa escola (para manter as crianças na escola o maior tempo possível), vale gás e diversos incentivos nos custos das contas públicas aos mais pobres. Desta forma, conseguiu em dois mandatos o tempo suficiente a estabilização da nação em um caminho de verdadeiro crescimento ao País. Com a diminuição do estado, proporcionando menores custos ao governo (ao contrário de seu sucessor), a estabilização econômica que viabilizou uma administração mais efetiva e com um sistema social já despertando para o crescimento, bastava apenas os próximos anos para se colher os frutos (efeitos) de toda a política projetada e empregada por este governante, que na verdade, foi quem estabilizou todo um País que antes vinha totalmente desconjuntado.

Após dois mandatos de FHC, sob novas eleições, vence então o já eterno candidato do PT, Luiz Inácio da silva que, com a "Carta Aberta aos Brasileiros", se comprometeu a reforçar todo o avanço já conseguido, seguir o plano econômico instituído por FHC, e dizimar com a pobreza no Brasil...aspiração antiga de um povo que via muito dos seus, milhões vivendo em completo descaso e miséria.

Ao tomar posse, Inácio da silva dá vez a desagradáveis exemplos, quando transforma todos os planos sociais em apenas um, o bolsa família, gerando críticas de todos os mais conscientes, que anteviam um sistema de compra de votos, de priorização em DAR dinheiro ao eleitor, sem maiores preocupações com seu desenvolvimento. Após escândalo da descoberta de que, dinheiro de doações ao "FOME ZERO" (plano de erradicação da fome no Brasil) fora usado para compra de centenas de microcomputadores e, a cessão de doações por parte da população escandalizada com tal fato, começa-se aí um sistema de escândalos seguidos pelo uso de dinheiro público por ministros em viagens de férias, passeios, pagamentos de contas particulares, culminando no escândalo do mensalão e posteriormente ao dos cartões corporativos.

Sob qualquer, ou por diversos aspectos focados, termina-se em um único e singular ponto: Sequer, sob todo o desenvolvimento conseguido em anos de trabalho, onde o Brasil passou a experimentar o gosto verdadeiro de um estado rico, que se conseguiu por administração anterior, responsável, competente e efetiva, pode-se ver avanço nas áreas das quais proporcionaria o verdadeiro crescimento qualquer País, ou seja, nas de EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA...e nem mesmo no setor de SANEAMENTO BÁSICO. Em EDUCAÇÃO, temos hoje a posição de 83 no mundo, ou seja, um dos últimos Países neste setor..um dos mais atrasados, sendo divulgado que foi o governo que mais fez faculdades, onde na verdade o ensino básico e médio são abaixo do aceitável...são desprezíveis. SAÚDE sendo apresentada no exterior como "perto da perfeição", quando na verdade a população sequer pode contar com. SEGURANÇA se traduz no consentimento da sociedade ser aviltada pelo tráfico de drogas, o gerador de todas a violência hoje experimentada, e o que proporciona a falência de nossa juventude...um câncer na sociedade, num Brasil de fronteiras totalmente abertas, sem quantitativo de força de segurança sequer suficiente a seu combate...um País largado nas mãos de traficantes, de armas a drogas. SANEAMENTO BÁSICO nas mesmas taxas de desenvolvimento de quando o País ainda era totalmente desconjuntado e desregrado. Gastou-se em seu governo, quase 500 vezes mais em propaganda do que em saúde ou educação. A exemplo do sistema nazista, os moldes foram os mesmos.

Finda seu mandato marcado pelas críticas incessantes a "herança maldita" que herdou do governo anterior, com pesado sistema de propagandas anunciando todos os seus feitos, que na verdade listam todos os feitos e efeitos da administração passada. NADA construiu de significativo. Nenhuma reforma REAL promoveu, nem mesmo nas áreas de educação, política, judiciária... em NENHUMA! Nenhuma obra significativa ao avanço e crescimento deixou, a não ser obras infindáveis, inacabadas, superfaturadas, morosas e de altíssimo custo, onde 95% delas ainda em curso, sequer podem antever seu término, já que deixou o governo com uma dívida a mais de dez vezes o valor que "herdou". A exemplo, deixou a dívida interna que recebeu a 140 mi, em 1 trilhão e setecentos milhões...a externa informando já estar paga (pura e cínica mentira), quando na verdade pega 400 mi em 2006 e mais 800 mi em 2010, onde somadas deixa quase três trilhões a serem pagos pelo próximos governos, ou seja...

...a "herança maldita" que proporcionaria a este ter exercido um dos maiores mandatos presidenciais de toda a história do Brasil, quando pegou um País estável, muito bem economicamente e num panorama mundial totalmente favorável, foi totalmente minada pelo desregramento, a incompetência e a falta de responsabilidade de seus atos...atos de falta de respeito ao reconhecimento a quem realmente estabilizou o País que herdou em bons trilhos. Atos de um criminoso na falta de agradecimento ao que recebeu, bem como a ter tomado para si o que jamais o teve como autor. Atos mesquinhos, fraudulentos, pobres, criminosos, safados... do enriquecimento ilícito de seu filho, ao enriquecimento ilícito de todos os seus conhecidos e de seu partido, marcado pelas ligações com várias facções criminosas, a exemplo de FARCs e PCC!

Deixou seu mandato marcado como o presidente mais corruPTo da história do Brasil. Deixou seu mandato a ser herdado por sua sucessora indicada, que viveu sua vida como terrorista, responsável pelo bélico de grupo guerrilheiro responsável por incontáveis mortes, assaltos, seqüestros, tiroteios...

Pessoa sem equilíbrio, sem a calma exigida a graves situações, sem a responsabilidade marcante dos grandes feitos, que herda um País com dívida muito a maior que a sua "herança maldita"... que certamente vai enfrentar o desafio de terminar obras faraônicas, superfaturadas, aliado as exigências inerentes a administração do que já está posto.

De certo, o povo desta vez irá entender que, uma atitude tomada num governo, somente muitos anos após se traduz em efeito. E por efeito simples e matemático, bastam apenas mais 8 anos para o insustentável se apresentar... e como já vem sendo feito, restará apenas uma saída: a venda do país para sustentar a parcas penas o já instituído. Muitos ganharão! Eles bilionários já ficaram...afinal, são apenas filhos de um País do qual jamais tiveram amor...aqui nasceram somente pelo simples acaso.

No futuro, teremos diversas "Raposa Serra do Sol" e seus NIÓBIOS a serem distribuídos em feira livre internacional, mas como hoje, sem qualquer divulgação ou sequer explicação sobre o evento. No futuro a exemplo de hoje, com tanta terra abaixo da Amazonia, neste País enorme, se informará que essas terras ainda são insuficientes, para explicar o porque do desmatamento e uso indevido das terras da mata que deveria estar sendo poupada, mas na verdade vem sendo comercializada.

Num futuro próximo, em mais um breve história...não muito a frente a ser contada...mas ciente de quem foi o presidente mais corruPTo que este País já teve!

 
IP