segunda-feira, 15 de abril de 2013
Galvões e Buenos
Em 1993, no final da temporada, Senna viu um carro
ultrapassar a todos sem qualquer
problema...ele simplesmente flutuava acima do asfalto e corria muito mais veloz
que os outros, com uma estabilidade e desempenho muito acima dos demais. Deu
banho no final de temporada. Carro: Benneton. Piloto: Schummacher. Chefe da
escuderia: Flavio Briatore. Em 1994, após sua morte, briatore, benneton e
schummacher foram campeões mundiais.
A suspensão ativa havia sido proibida. Todos os carros
sofreram para se adaptar, já que o projeto dos carros era direcionado ao uso
deste tipo de suspensão. Todos quicavam sem parar e apenas a Benneton flutuava.
Senna, inconformado, em uma corrida após ter abandonado, foi para a beira da
pista e viu a benneton passar, passar, passar... e saiu inconformado pois era
claro que o carro estava equipado com a suspensão ativa. Era o único! Havia um
claro conluio e uma armação das mais descaradas, envolvendo a benneton e os
diretores da F1.
Em outra, Flavio briatore foi expulso da formula 1 por
armação descarada, envolvendo sua equipe e a facilitação para o piloto Alonso chegar
a vitória e ao campeonato de F1. Este piloto estava diretamente envolvido na
armação, mas foi beneficiado com a delação premiada, se safando do
caso...briatore fora expulso.
Houve caso de sabotagem na MacLaren, onde pó suspeito foi
descoberto em sua gasolina. Envolvidos: Alonso e certo funcionário da Maclaren,
que após descoberto, informou em Off ter recebido e bem do citado piloto. Beneficiado de todo o
caso: Alonso.
Esses foram apenas alguns casos criminosos que este piloto
esteve envolvido, na maioria dos casos como protagonista, mas sempre com um
testa a sua frente. Em qualquer equipe pra que se transfira, a história é
sempre igual, não parecida, mais exatamente igual: Seu companheiro de equipe
passa a ter problemas com o carro... problemas sempre muito estranhos e difíceis
de identificar. Cai de produção e passa a ser um piloto problemático. Coisas
estranhas sempre acontecem as quais sempre sai beneficiado. Tanto que tem fama
larga de sorte absurda. Lembremos que apenas 1/8 de volta em algum parafuso responsável
por ajuste de pressão aerodinâmica compromete não somente todo o desempenho do
carro, como afeta diretamente os Pneus. Problema constante com o desempenho de
Massa (seu atual companheiro) em quase todas as corridas: Administração do
gasto de Pneus e comportamento instável do carro (aerodinâmica)! História
totalmente diferente do desempenho de Massa antes da transferência deste piloto
para sua equipe.
Lembremos agora: Neste último domingo, Alonso simplesmente
teve um desempenho tão acima dos outros carros (todos, inclusive em todos os
treinos, por todo o ano, vem apresentando não muita diferença em seus
desempenhos) que conseguiu com muita facilidade, colocar 22 segundos de
diferença para o segundo colocado. Este tempo (diferença), pra quem conhece a
F1, é simplesmente absurdo e inadmissível, em se tratando do que vem se desenvolvendo
ao longo do final da última temporada e começo desta. Foi simplesmente um carro
muito, muito acima dos demais... como se fosse de outra categoria! Vantagens poderiam
haver...correr mais, mas NUNCA com o desempenho que se viu na corrida.
Fato: Ao ser perguntado sobre a estratégia dos outros pilotos
quanto a corrida, respondeu que não importa a estratégia de quem quer que
fosse, a dele era melhor. Mostrou por todo o final de semana uma ciência
(soberba) de sua superioridade, ou melhor, sobre a inferioridade de seus
companheiros... ria irônica e soberbamente, dizendo: “vamos ver se ganhou ou
não ganho. Ganho porque sou o melhor!”
O desempenho de seu carro, foi absurdamente superior a TODOS
OS DEMAIS...como se não tivesse nem parado nos boxes.
Lembrou o ano de 1993... e Senna intrigado a beira da pista
comprovando mais uma das armações de dentro da formula 1... mais uma das quais
era sempre o alvo, por ser, verdadeiramente, o melhor de todos...e sem armação
para tal!
Ver o documentário SENNA, de Asif Kapadia, dá uma
clara noção do que seja este “esporte” que tanto anima a galvões e buenos pelas
pistas afora.
Postado por Marquer às 06:46