sábado, 6 de novembro de 2010

Tic-Tac



Antes, pensou-se ter eleito um cachaceiro bandoleiro por engano. Todos cometemos enganos e nem tudo são flores...erros sempre existirão. Contudo, pensávamos que os erros do passado recente, nos mostraria o caminho a não ser trilhado.

Oras, e quem apostaria que uma pessoa do povo, um “trabalhador” pudesse ousar tanto na falta de ética, no cinismo, na hipocrisia, na mentira, na farsa, na corruPTção, na marginalidade? Se antes nos tivessem dito, ninguém apostaria em tanto...ninguém acreditaria!

A farsa? Ela tem âmbito internacional! Foram criados mais de 17 milhões de empregos ...onde? Onde que dar a oportunidade de um cidadão sair da informalidade possa ser “criar” emprego? Foram mais de 38 milhões de pessoas que passaram para a classe média ...onde? Onde que uma favela possa ser apresentada como classe média? Uma favela com esgoto a céu aberto, com casas ainda no tijolo...mas são “classe média”! Um País de idiotizados onde se mudam os índices, mudam os números, aparelha o estado, o IBGE, o IPEA para se montar uma farsa...esperaríamos isso de um trabalhador, ou um do povo no comando????

Fora a grande farsa de tirar milhões da fome...dando menos de mil Reais ao ano, com o quilo do feijão estando a 5 reais (com salário mínimo a R$ 500!)...!!! Idiotizados...um País de idiotas!

Porém, depois de oito anos de exemplos dos mais deploráveis, de reconhecermos nos últimos, que tudo que temos (hoje!) são resultados do governo anterior e que este nada promoveu, senão a compra sistemática de votos através de programas sociais que só a isso servem, e da manipulação da VERDADE...

Depois de verem, TODOS, que a mentira foi a carta da vez, no passo de enganar dizendo ter pago a dívida externa...depois do desmentido, alegar que pagou o FMI e, calado após o rebate de que o contrato de quitação desta dívida se daria com qualquer um que estivesse no governo na época programada, e de este exemplo ser uma constante em TUDO... de vermos se valer de atributos que jamais teve, ou melhor, dos resultados do trabalho de outros...de dar as maiores demonstrações de mediocridade, de baixaria, de pobreza de espírito, da imagem perfeita de um ser desprezível... constatamos que nada pior poderia haver!, então veríamos a luz do fim do túnel!

Mas contávamos com a vergonha, com o senso moral e ético...com a honestidade de um povo afrontado por tantos crimes cometidos...e IMPUNES!!!

A corrupção correndo solta. As obras superfaturadas, dos desvios, em desabilitar o TCU, por decreto que deu ordens de se poder continuar a superfaturar e desviar o dinheiro que quiser...!!! O País rolando na LAMA...chafurdado na falta de VERGONHA...!!! Contávamos com a vergonha...do POVO!

Teremos o que, a futuro? Um déficit de 50% em saneamento básico que em nada mudou em oito anos!! Uma segurança que regrediu em projetos paliativos que só sustentaram e fortificaram o crime...sem nenhum avanço em oito anos!! Uma saúde que se preocupa em liberar o aborto enquanto gente realmente doente morre em filas de hospitais largados, sem nunca ter verba para nada. Uma saúde vergonhosa, mas apresentada como “perto da perfeição”!! Uma educação na posição de 83 no mundo, atrás de Países Africanos dos mais atrasados, onde alunos do ensino fundamental mal conseguem ler um pequeno texto, que dirá entendê-lo...mas com o governo investindo em faculdades, no ensino superior de baixíssima qualidade já que, claro, sem ensino básico ou médio ao menos aceitável...!!!

São oito anos, e avançamos em que direção? Do endividamento. Do presidente que orienta a população a comprar o máximo que puder, mas ao ver a inadimplência estourar, abafar abrindo crédito em empréstimos dos juros mais caros do mundo, e assim afundar com milhões? Da compra do carro do ano que pode ser pago em infinitos anos...carros mal feitos, feitos para pouco durar e que duram muito menos que os anos exigidos a sua quitação??? Do celular defeituoso, que dura muito pouco, mas tem o custo dos mais caros, sendo os mais simples do mundo e ainda assim protegidos em qualquer ação legal impetrada por quem se revolta com os prejuízos desta grande farsa?

Oito anos e temos o quilo do feijão a conta de 5 Reais!!! O QUILO!!!!!

Vamos avançar até onde com uma dívida externa de mais de 265 bi? Ou a interna de mais de um trilhão e meio, que fora pega a oito anos em módico patamar...administrável.

Vamos avançar como? Oras, simples! O povo se lixa para infra-estrutura. Não liga para o básico! Só atenta para o setor de saúde quando precisa e neste caso, temos menos um ignorante. Segurança para que, se a violência é apenas um sintoma do crescimento? Quanto mais se cresce, mais violência temos, logo...!! Educação? Pra que? Sem estudar, ou comprando diploma, se pode chegar até a presidência da república e aí, meu caro, se pode tudo...até comprar índices de popularidade!!! E o que falar de saneamento básico? Pra quem nasce em favela (que ta tomando conta de todos os cantos deste País), vala aberta, trafico e violência são sinônimos de que estão vivos...apenas isso! “Tô vivo e tenho um celular não mãos!”

Desenvolvimento tecnológico? Isso nem merece comentários, senão boas gargalhadas de tão cômico.

Claro que vamos crescer, não para nossa ótica, não para o coerente, o informado, o que se preocupou em estudar e por tal não precisa pensar em bloco...mas para o que se endivida, comprando celulares e carros...aqueles mesmos que pagam – rindo - a conta de um trilhão e meio da dívida interna e cartões corporativos... para esses, colocaram um foguete no rabo do Brasil e por isso ele não para de subir, de crescer!!

O grande problema se reside no fato deste País ser riquíssimo, e poder ser vendido incontáveis vezes...isso em uma ponta!

Na outra se coloca que, por mais dinheiro que se tenha, um dia, sem a devida gerencia e competência para manter uma estabilidade, a bolha vai estourar e quando isso acontecer vai ser difícil administrar!

A Petrobras tinha um valor de marcado de 430 bi nos idos de 2002. Cinco anos depois, seu valor caiu para 147. Forçada a alguma tomada de decisão sobre, segue no cominho de capitalizar e chega a soma de 256...apenas um pouco mais da metade de antes!

Para se safar de uma administração desastrosa, por mais petróleo que ache, você acha que será feito o que???

Por mais que maquiem os números, por mais que inventem versões, a realidade bate a porta. Se sucesso e êxito fossem alcançados com invenções e farsas, viveríamos em contos de fadas, liderados pelos mais mentirosos e farsante, num eterno sem fim...

...mas a realidade difere um pouco disso.

Teremos apenas de contar o tempo.

Os bons resultados deixados por quem realmente trabalhou estão acabando. Precisam ser revitalizados, e certamente não o serão por incompetentes...é só ouvir o tic-tac...

...e ficar de olho no preço do feijão.


 
IP