segunda-feira, 15 de março de 2010

O Exemplo


O exemplo...

“Nasci, e desde pequeno pensava o que iria ser quando crescer... Escolhi minha profissão, me formei e levei muito, muito tempo para saber que uma escolha é muito mais do que apenas uma opção.
Escolhi minha profissão, mas deixei de escolher o que pode ser o mais importante, ou seja, ser um exemplo.
Ser um exemplo para meu pai, o quanto o mesmo foi para mim. Ser um exemplo para minha mulher, o quanto ela foi... para meu filho, para meus amigos, para os que me rodeiam, não importando a distancia entre eles, ou mesmo de mim.
Esqueci de ser um exemplo para Ele. Esqueci de que Ele foi e é meu grande exemplo.
Mas consegui lembrar a tempo!”

Na verdade, muito mais do que qualquer escolha que façamos, certamente a mais importante é tentar ser um exemplo, sem tentar ser exemplar. Sem isso, não temos moral para retrucar algum erro dos mais antigos, ou mesmo tentar estar em condições de formar outra pessoa e, se não isso, temos filhos para que? Apenas conseqüência do casamento ou de nossos instintos?

Claro que muitos lêem tal afirmação com o nariz torto, naquela mesma posição estranha tomada pelos “cabeças” das antigas... gente inteligentíssima, mas que em suas vidas foram totalmente negligentes quanto aos filhos, parceiros e amigos. Para esses, tentar ser um exemplo, em tese, e tentar dar uma de certinho, ou exemplar...mas convenhamos, se não pensassem assim, como iriam justificar os “cigarrinhos” que adoravam oferecer como cachimbo da paz da entrada no clã dos iniciados???

Mais hipócrita do que tentar ser certo, ou tentar acertar, é justificar seus erros através, ou no uso da própria hipocrisia! Preto por preto... vence o mais escuro.

Grande nome da poesia recusou sua filha em seus primeiros 15 anos de vida, que mesmo sabendo ser sua, jamais quis vê-la, optando pela escolha de gastar seu rico dinheirinho em bebedeiras intermináveis, recebendo meninos de oito anos de idade em seu banheiro, sentado nu, ainda incentivando-os a beberem consigo...afinal de contas, era Wisky importado...!!!

Foi um grande nome... também um grande exemplo no ensino de como valorizar bem a forma, se esquecendo do conteúdo. Exemplo!

...ou exemplo de hipocrisia? Ou exemplo da hipocrisia que temos em nós? Se não fosse, jamais teria sido um grande nome, apesar da indiscutível qualidade (Em muitos pontos, mas não em todos!) de sua obra.

De outro, todos os seus heróis morreram de overdose! Viajou para encontrar a solução da dependência financeira que tinha de seus pais, na opção de trazer drogas de fora para traficar em seu País. Grande exemplo!

Gaste o seu português, mas antes, aponte um verdadeiro grande exemplo para não incorrer em mais uma hipocrisia.

Certamente que este apontado, se houver, em regra é a exceção!

Hebe Camargo em programa que marcou a sua volta, conseguiu reunir gente da maior expressão da televisão brasileira, conseguindo a unanimidade de ser prestigiada inclusive por profissionais globais... justamente da emissora que se acha e única da telinha e que faz de TUDO para isso poder afirmar! Foi prestigiada pelos maiores (e menores) e os mais admiráveis dentre esta gente... Foi de 8 a 80! Mostrou ser um exemplo.

Que possamos reconhecer, pelos menos, o que seja um verdadeiro exemplo... mas sem hipocrisias.

 
IP