sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Óleo de Pedra



Em 1920 os cientistas anunciaram a queda da produção de petróleo. As reservas minerais mundiais estariam entrando na fase do declínio.

Outro mesmo tipo de comunicado veio pelos anos 80/90.

Em 1920 foi anunciado que o mundo não poderia contar muito com o que restava de petróleo para o progresso das nações envolvidas com seu consumo. Disso se viu um aumento absurdo no valor do barril. E o petróleo em sua produção não diminuiu... ao contrário!
Após Saddan Russein ter ameaçado o mundo de liberar quantidade enorme de petróleo e assim desmoronar com os valores praticados na época, os EUA fizeram o que fizeram! Muitos pensam que os EUA invadiram o Iraque para tomar o petróleo. Mas como, se antes com Saddan a produção era de mais de 6 mi. de barris, e o pós guerra nos apresenta míseros atuais 1,5mi. sendo produzidos no Iraque?

Na verdade os EUA invadiram, não pela quantidade, mas sim pelo valor. Quanto menos, maior o ganho de quem o oferece!!

Interessante saber que num mundo onde o principal recurso energético que impulsiona seu progresso, possam estar querendo poupar seu gasto através de guerras caríssimas, ao invés de tomar atitude muito mais fácil, econômica e viável, que seria a de um plano de crescimento e desenvolvimento de outro tipo de meio energético que o possa substituir. Que aliás, já deveria estar a meio caminho, pois segundo o que divulgam...temos muitos poucos anos de uso mundial deste meio de energia... que surpreendentemente, esses poucos anos a frente não seriam suficientes para uma plena substituição mundial. Especialistas dizem que o petróleo irá até no máximo, de 2035 a 2050, Depois disso não haverá mais para o consumo mundial...

Ou será que entre 2040 e 2050 haverá outro anuncio bombástico de que o petróleo estará acabando...e ainda por lá estará em plena produção?

Alguns dizem que o petróleo é um produto constantemente renovado e produzido no interior da Terra (advindo do fundo dos mares), e que este é o grande segredo que as grandes empresas não podem deixar passar, pois vejam, jamais deixou de se achar petróleo, jamais foram perdidos poços que significasse declínio na produção mundial, mas o mais interessante nos ditos desses que parecem saber um pouco mais da coisa, é comprovarem que o liquido não é de origem fóssil por simples argumentações, como a de que, jamais houve por cima da terra, quantidade suficiente de seres vivos que pudessem se transformar neste químico...não na quantidade apresentada e consumida até hoje!! E se pensarmos bem... e não é que os caras podem ter razão!! Haja ser vivo para gerar tal quantidade em reservas de petróleo! Se espremessem cada ser vivo que já pisou na terra até os dias atuais, ainda assim o que fosse extraído de liquido não daria nem uma centésima parte do petróleo que já foi extraído...e isso é comprovado sendo matematicamente impossível...inviável pensar ser de origem fóssil!!! Outro argumento diz respeito a profundidade em que se acha este mineral, contra a profundidade a que se hoje acham os fósseis de animais! Como foram parar naquela profundidade? Esta teoria do fóssil vem do século 17, sem ter sido comprovada até o momento. Existem apenas teorias...! Sem ter sido comprovada até os dias de hoje, com todo o conhecimento e tecnologia atual?? Propensos ficamos em dar mais crédito ao pessoal da teoria dos não-fóssil, que esses atuais cientistas premiados.

Certo é que se algo fica muito obscuro, e envolve quantidade financeira das maiores, muito há a se conhecer das verdades por trás dos anúncios.

Se infinito, se é um produto renovável de alguma forma pela natureza, todos pagaram caro demais por algo que ao menos pôde ter o custo que teve... e algo que impulsionou o desenvolvimento de toda nossa civilização! Teve então a conotação de cobrar o valor do grama de ouro por... ÁGUA!

Se infinito e a um valor justo, estaríamos a pelo menos 1000 anos a frente em termos de desenvolvimento mundial e, talvez, nem mesmo fome existiria entre os povos! Pobreza sim, miséria não! Mas, não é no Nordeste que se fica rico com a indústria da seca, que produz a covardia da fome e a miséria humana que conhecemos por lá? Os sentidos, quanto mais conhecemos, mais se aproximam!

Basta começar a brincar para começar a se descobrir coisas bem plausíveis e bem interessantes!

 
IP