segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Planeta Água



Uma reportagem corria com o tema do desperdício de água, produto em escassez nos dias atuais. Nela, a repórter narrava o absurdo do desperdício dos usuários, enquanto o cinegrafista filmava uma senhora lavando a calçada. Falou diabruras e se aproximou como se não a tivesse insultado e vexado momentos antes, apenas para os telespectadores. Fez a pergunta: “A Sra. não acha que está desperdiçando água lavando sua calçada?” Resposta da Sra.: “Minha filha, não chove a mais de 4 meses, a calçada e toda minha casa está tomada por esta poeira de asfalto, tão fina que qualquer vassoura não consegue retirar... Só sai com água! Você quer o que? Que vivamos em uma imundice total? Aliás, a mocinha já viu e denunciou o cano de água potável quebrado a mais de um mês aqui na rua de trás e que não para de jorrar água dia e noite?” Vexada, a “repórter” não teve muito a retrucar... !

Em quase toda a estrutura sanitária, o padrão é levar em dutos a água suja até o primeiro riozinho que se encontre. Nenhum duto segue paralelo ao rio até seu destino, para finalizar em uma rede de tratamento. Para quem não sabe, o tratamento biológico de água suja com dejetos orgânicos é relativamente fácil e de baixo custo. Triar o material pesado e denso, em uma filtragem mecânica também o é. O difícil do caso é a água contaminada em lixo químico, onde tem o seu real e maior custo, que não se teria, caso houvesse fiscalização nos despejos de fábricas e afins, e legislação competente e de emprego REAL a ser efetuado antes do despejo. Contaminam os rios apenas por falta de administração séria e competente!

Os mais famosos geólogos do Brasil conhecem e quando podem, divulgam que existe uma área subterrânea extensa, compreendida entre os estados do Paraná ate o sul da Bahia, composta de rocha calcária porosa, encharcada de água, e que existe como o maior depósito de água limpa do mundo! É realmente, extraordinariamente enorme! Não divulgado ou mesmo explorado!!! E falta água por culpa das chuvas...

A terra é o maior filtro ativo e em seu subterrâneo há os devidos depósitos de água a ser consumida, mas hoje devidamente contaminadas por poços clandestinos, incontáveis fossas fora dos padrões aceitáveis e grandes áreas de acumulo de lixo, dos quais o chorume mina a contamina todo o solo. Fosse classificado o lixo sob separação obrigatória, jamais teríamos as contaminações que temos. Culpa? A culpa é do povo, nunca dos governos e administrações criminosas! Afinal de contas, quem vai pagar mais caro pelo produto em escassez??

Vale mais cuidar para que o produto se apresente sempre em abundância, ou deixar o descalabro para depois dizer da falta do produto? Falta essa que impulsiona seu valor a patamares absurdos!

Se matarem o Rio da integração, o Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, mais ainda poderão cobrar pela água!! Disso entendemos o crime cometido sob a desculpa de transpor para levar água ao sertão do nordeste! Todos os verdadeiros estudiosos do caso já denunciaram tal fato, mas a eles falta espaço na mídia, que o vem usando (Esses tão caros espaços) para denunciar que a água potável vem acabando e por isso tem se tornado um produto nobre!!!!!

O avanço tecnológico já nos garante plena dessanilização da água salgada (abundante!). Um Alemão radicado no Brasil, residente no Paraná, criou uma máquina que produz ozônio (que todos sabemos ser produzido nas descargas elétricas), e este ozônio produzido por esta máquina, age diretamente no saneamento da água em certo reservatório. Leva apenas alguns minutos (próximo a três minutos) a limpeza de mais de 20 mil litros de água. Em demonstração, uma quantidade de água totalmente suja, ficou límpida e totalmente esterelizada, pois o ozônio tem ação efetiva muito acima do cloro, com a vantagem de não deixar efeitos outros, e nem resíduo, que no caso se tem em problema quanto ao cloro. A mais, além de limpar totalmente a água, lança ozônio na atmosfera. Tal máquina foi ignorada pelo governo federal, estaduais, municipais... Pois vejam, se encontrassem medida de renovação da água com tanta facilidade, praticidade e baixo custo, como poderiam cobrar tanto o quanto vem cobrando e exercendo valores absurdos e extorsivos?

Vivemos num planeta totalmente de água. Àgua é o produto de maior abundância... sempre foi e sempre será! Quanto maior o avanço tecnológico, maior a possibilidade de acompanhamento da devida distribuição deste produto a civilização crescente.

Ao lavar a louça e deixar a torneira aberta, pense no quanto você vem ajudando a ser extorquido pelos que projetam o custo de um bem natural e que muito bem deveria ser cuidado. Se fechar a torneira, pense da mesma forma, pois não tem alternativa! Se gasta, desperdiça algo abundante. Se economiza, baliza a incompetência e ganância de quem te governa! Se gasta paga caro. Se economiza paga ainda mais!!

Será que a água vai acabar por SUA CULPA?

Vivemos envoltos, cercados por uma coisa que pouco notamos... a máxima de que, se um produto falta ou pouco tem, maiores os valores poderão ser exercidos na comercialização deste. Maior ganho para quem o comercializa! No mais das vezes, valores muito acima dos aceitáveis...em patamares acima do absurdo!

Se soubermos exigir as coisas certas de quem governa, estes não terão muita saída, senão a de bem governar! Mas para bem exigir, temos de ter os pés bem fincados no chão! Informação é tudo!

Brincar é tão bom, não é? Quanto mais brincamos, mais abrimos os olhos para certas verdades... mais límpida fica a visão!

Certas estão as crianças: Brincar é coisa das mais sérias!

 
IP