sábado, 6 de outubro de 2007

Boa Dica



É claro que as coisas virtuais não são desenvolvidas para uma segurança total, isso já é de conhecimento de todos! Claro também que no virtual qualquer meio de segurança é frouxo, deixa brechas a qualquer quebra, ou furo.

Mas, ainda é mais indicado tentar dificultar do que deixar a coisa aberta.

O Orkut é um sistema que seria indicado a todos, não fosse a gerencia deste sistema ser tão condescendente com a marginalia virtual! La se pode copiar um perfil de uma pessoa pública ou outro, e clonar facilmente! Se fazer passar por ele, como é o caso de muitos artistas, que ao menos a administração faz algo sobre. Já tentou denunciar algo de errado no orkut? As opções são tão limitadas e incompletas, que se restringem somente ao que ELES acham ser errado, não dando maiores opções para eventualidades outras, ou seja, se alguém fizer algo de errado com uma foto de um amigo que tenha falecido, só o PRÓPRIO pode se manifestar contra...ou um artista que você conhece e gosta, respeita...não pode nem reclamar sobre o uso indevido da imagem deste.

Mas pra quem quer proteger, ao menos um pouco, os dados e fotos que tem no Orkut, fica aqui uma dica:

Bloqueie seu álbum de fotos, dados e recados selecionando “Ajuda” no canto inferior direito da página inicial do Orkut.
Depois selecione "Privacidade do Perfil".
Irá abrir uma página onde você selecionará "Recursos de segurança do perfil", aí você seleciona lá embaixo "Troque idéias sobre suas sugestões para o
orkut.com", e, vai lá onde diz fotos. Clique em "Bloquear a função
de copiar e colar para fotos" e, se não quiser que estranhos vejam as fotos de seu álbum, clique em "Permitir que apenas meus amigos vejam meu
álbum"...ou até mesmo os recados deixados.
Em seguida, digite seu e-mail principal e clique em enviar.

Vejam bem, essas opções aparecem como “sugestões” a serem enviadas, e não como configurações a serem escolhidas ao seu profile, e até nisso a administração faz valer seu empenho em dificultar as coisas a quem quer defender seus dados e imagens, facilitando assim o vandalismo corrente...mas é aí que fica a pergunta: Se eles não se beneficiam com roubos de dados, roubos de profiles e vandalismo no Orkut, seriam essas dificuldades tão aparentes um resultado da falta de capacidade em fazer um sistema decente e seguro?

Engraçado que é só enviar e as novas configurações já estarão tendo efeito. Colocar uma opção de configuração de segurança como “troca de idéias” pra que?

 
IP