quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Panorama Político Social



O panorama político social vigente é de estarrecer! Para qualquer pessoa que realmente se importe com um todo, com seu País e com seu povo...com o futuro, principalmente em relação aos que vão herdar tudo isso, é realmente preocupante. È mais que preocupante, é desesperador!

Não é fácil ver o panorama atual, e enxergar que os políticos de outrora, ou os que não estão mais no poder, faziam suas falcatruas comparadas a meninos de rua que puxam uma bolsa e fogem em correria. Era nepotismo para cá, protecionismo para lá...concorrências forjadas e dindin corrente para seus bolsos, mas acredito que tudo isso era feito com a mentalidade de poder ter um pouco mais, mas não tanto ao ponto de gerar desgraça de toda uma cidade, estado...País!!! Eram pequenos no que faziam, e acredito que não cresceram expressivamente por nacionalismo, consciência presente, pouca mas presente e até mesmo por afinidade aos seus, onde roubava, mas não tudo, ou não tanto!

Nacionalismo, consciência e afinidade fraterna em políticos??? Sim, com toda certeza!!! Mesmo que pouco, ainda tinham uma semente desses sentimentos dentro deles, e esta semente era justamente o que os segurava (mesmo que inconscientemente) a vôos mais altos, em alturas e instâncias jamais visitadas e onde os pré-requisitos principais seriam o total desapego e contato com qualquer fator carregado de valores ou consciência.

Imaginem vocês um político que queira realmente o poder a qualquer custo, que esteja proposto a qualquer atitude para alcançar o maior ponto possível...imagine isso alocando esta imagem ao panorama atual...construa tal fato hipotético e veja o que ele poderia fazer para conseguir seu intuito. Mas seja criativo, bem criativo!

Na construção desta hipotética história, não caberia um que colocasse seus parentes para trabalhar em seu gabinete, isso seria fichinha pequena, teria de ser mais elaborado, muito mais! Ao invés de contratar parentes, inteligentemente ele faria seus parentes abrirem empresas de prestação de serviço ou revenda de produtos, que seriam contratados (os serviços e compras dos produtos) pelo estado ao qual governa e pelas empresas ao qual estrito contrato tem com seu governo. Seria lucro certo pagar por material de terceira e vendê-lo ao valor dos de primeira linha! Seria apenas empregar um dinheiro pequeno e ganhar dez vezes mais no tempo de um mês! Poderia, além disso, usar o dinheiro público em favor próprio e de todos os seus parentes e amigos...os amigos claro, em troca dos favores certos de fazerem de tudo para ele permanecer no poder. Além disso, ainda assim poderia pegar todos esses amigos “cabos eleitorais” e colocá-los nas empresas da federação com salários milionários...e esses por sua vez, poderiam distribuir vários outros benefícios aos seus comandados, e assim assegurar suas fidelidades...!!! A velha política do toma-lá-da-cá que tanto conhecemos, mas agora sendo empregada de forma inusitada, muito bem fechada e elaborada em grande scala!

Caramba, este “hipotético personagem político” estaria assim com um grande poderio, mas...e os outros políticos, seriam uma grande ameaça as suas práticas, fora o povo sendo informado sobre disso tudo!!!

Aos políticos, este “hipotético personagem político” teria penas de ter informações sobre seus vários e inúmeros erros, crimes e transgressões. Caso se manifestassem querendo o denunciar, seriam rechaçados mostrando que não eram o que a anos vinha se mostrando, ou seja, a total destruição de sua carreira política... coisas do tipo: “eu roubei?? E ele que roubou tb?? Estamos quites! A velha política do rabo preso que todos conhecemos, mas agora empregada em grande escala, com TODOS os políticos amarrados!

Nisso tudo, faltaria apenas o povo. O que este “hipotético personagem político” poderia fazer em tal questão? Olhando de forma mais simples possível, veria este povo dividido em classes, onde a menos numerosa é a que verdadeiramente sustenta todo um resto...a classe média seria coisa dispensável a grandes atenções, afinal de contas, são os menos numerosos e em importância. Mas há os ainda menos numerosos, mas com grande relevância em termos de importância...esses da classe mais alta, aceitariam qualquer acordo feito, desde que lhes rendesse dividendos expressivos e, estando assim, não preocupariam, seria fácil! Sobra a classe numerosa e expressiva em votos, que é o ponto de apoio de sua posição...ahhh, mas para esses a coisa é ainda mais fácil! Não passam fome e vivem sem qualquer esperança de oportunidade a uma melhora? Então é só dar umas migalhas que farão de tudo para não perderem mais a “ajudazinha” que vão receber...afinal de contas, quantos políticos já foram eleitos comprando votos em dinheiro vivo? Só precisaria camuflar o real intuito, travestindo o mesmo com um título nobre o encorpando num programa social qualquer de distribuição de dinheiro.

Pronto! O “hipotético personagem político” estaria munido de todo o poder possível e em condições de reger de forma criminosa o estado com todas as garantias que o sistema lhe concedesse em segurança eterna ao posto, mas para isso faltaria uma única e indispensável característica: A falta total de escrúpulos, sob qualquer aspecto! Ate a chegada e efetivação de seu intuito, teria de trair, mentir, falsear, roubar, incriminar a muitos, perseguir a muitos outros...e na concretização de seu intuito, solidificar isso tudo em sua imagem...se tornar constante e incansável nessas práticas, pois assim não mais teria concorrência! Seria absoluto!

Essa história toda que construímos não foi maquetada, imaginada, instituída, ao menos tentada pelos outros muitos políticos porque?

Porque tiveram escrúpulos de não chegar a tal ponto?

...???

Sim!!!

“Caras pintadas” estiveram mesmo nas ruas? Lutaram contra o que em relação ao Collor? Collor fez:


>>> Mensalão?

>>> Mentiu dizendo não saber de nada?

>>> 10 milhões de empregos que prometeu e não criou?

>>> Fez algum programa social de compra de votos?

>>> Fez operação tapa-buraco, sem licitação e com super-faturamento no ano da eleição?

>>> Fez contratações ilegais sem concurso público?

>>> Houveram negócios suspeitos do seu filho/parente envolvendo milhões de reais de dinheiro público em que seu filho/parente se tornou um milionário do dia para a noite?

>>> Sua filha/parente desviou milhões de uma ong para sua conta fora do País?

>>> Abafou alguma CPIs ?

>>> Foi eleito com caixa 2 na campanha?

>>> Protegeu seus companheiros corruptos?

>>> Comprou um avião novinho de uma empresa estrangeira, ao invés de comprar um da EMBRAER?

>>> Mandou tropas para o Haiti quando nem conseguia defender nossas próprias fronteiras?

>>> Prejudicou a indústria nacional com as negociações com a Argentina?

>>> Não defendeu os interesses do Brasil e humilhou o país
na crise com a Bolívia?

>>> Fechou as contas do cartão corporativo da presidência com argumento de ser de segurança nacional?

>>> Pagou a reforma de sua residência particular com este cartão que usa recursos públicos?

>>> Criou milhares de cargos e lotou as empresas públicas com pessoal de seu partido inflacionando ainda mais o estado, e isso sem qualquer concurso público?

>>> Tentou calar e censurar o jornalismo?

>>> Foi responsável pelo crime de quem descobriu toda uma rede arrecadatória por trás da máquina do governo?

>>> Usou a polícia federal como polícia política?

>>> Usou o cartão corporativo do governo com gastos na casa dos milhões em contas veladas, em proveito próprio, de sua esposa, familiares e com saques de até um milhão em espécie?

>>> Colocou amigos, parente dos amigos e os seus em pontos chaves para abafar investigações e processos?

>>> Formou quadrilha?

>>> Teve TODOS os seus assessores envolvidos em corrupção?

>>> Usou a máquina administrativa e dinheiro público em campanha?


Se Collor fez uma ou duas dessas coisas e lhe rendeu um impedimento, o que diríamos de nosso personagem? Nada! ...porque Collor e nem qualquer um outro chegou a ficar sem trabalhar por anos, arquitetando o quanto conseguiria se agisse sem qualquer tipo de escrúpulo!

Mas, voltando ao ponto inicial, qualquer pessoa que viva em um panorama deste tipo, conseguiria viver feliz, realizado ou tranqüilo?

Qualquer um veria que este panorama é tão grave, mas tão grave que não daria para se viver de forma tranqüila com isso acontecendo a sua volta...pois é caminho sem volta e não há quem possa enfrentar tal fato!

Use a sua imaginação e diga, depois de todo este panorama criado, você viveria como? Se sinta nele...se coloque dentro dele e veja como se sentiria...ou se sente.

Nós precisamos abrir os olhos porque a coisa é mais grave do que podemos supor!!!

É desesperador!

 
IP