sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Tropa de Elite Remanescente



Tropa de Elite tem sido um filme muito comentado, polêmico, e as vezes com posicionamentos extremamentes radicais. Acho que para se entender e tirar uma conclusão da obra, antes de mais nada é preciso conhecer e bem os acontecidos, para depois entender o porque de certos fatos e todo um contexto em torno desta realidade, ao qual o filme retrata com suas características próprias de uma obra cinematográfica, mas que não deixa de descrever uma realidade.

Para os que ainda não conhecem, vou tentar contar a história que desemboca na “tropa de elite”, porém, por ser muito, mas muito longa mesmo, vou tentar reduzir o máximo possível.

Nos idos do militarismo, a marginalia organizada se resumia na contravenção, ou seja, no jogo do bicho. Os bicheiros eram os que detinham o poder a margem da sociedade e fora eles, existiam os marginais comuns, mas sem grande organização, ou até mais fiel a verdade, seria dizer sem nenhuma. Lúcio Flavio que o diga, pois nos dias de hoje com um grupo organizado, faria um verdadeiro estrago dado a inteligência e capacidade que tinha.

Mas tudo começa nas prisões feitas pelos militares, juntando presos políticos aos comuns. Os presos políticos eram pessoas com certa cultura, com senso organizacional e de gerência das situações. Por interesses, esses presos passaram muito da gama de seu conhecimento aos presos comuns, que em linhas gerais, passaram a se organizar da mesma forma. Ou seja, aprenderam que se organizando e mobilizando, poderiam crescer e ganhar muito mais!

Desta forma se dá o começo da “Falange Vermelha” * (no próprio nome já está embutido o senso organizacional ao qual vinham se desenvolvendo, ou seja, em setores hierárquicos e divisões organizadas para uma melhor gerencia de um todo) *, onde vários grupos formavam uma organização. Eram grupos que desempenhavam diferentes funções em cada setor de seu “mercado”, sem perder a característica de um todo, ou seja, de uma única organização. Era uma organização criminosa, mas dividida em setores, que eram os do tráfico, dos assaltos a bancos, dos seqüestros...e assim vai!

Este grupo se desenvolveu e desenvolveu também seu senso organizacional e suas técnicas, passando de “Falange Vermelha” ao “Comando Vermelho” que hoje conhecemos. Não cabe aqui estar contando a história dos sinais que tanto vemos pichados nos muros da cidade do Rio (o “CV”), mas sim o contexto ao qual pertence.

Fato verdadeiro é que todos esses presos políticos da época, foram os verdadeiros responsáveis por todo este panorama em que hoje vivemos...esses mesmos presos que foram expulsos do País e que voltaram em anistia, são hoje uma grande e expressiva parte da política nacional, de vereadores, deputados...senadores, governadores a presidentes!

Tudo começa a tomar forma na posse do então governador do Rio, que em sua época tomou como umas de suas primeiras decisões, a de proibir termimantemente os policiais a subida aos morros e ao policiamento e investigação daqueles locais. Isso dado a violência corrente e as covardias denunciadas nos excessos cometidos nessas incursões policiais e como tudo no Brasil corre por incompetência, incapacidade e burrice mesmo (e ainda falam dos Portugueses!), em nenhum momento se pensou em aparelhar, ensinar e profissionalizar a polícia, limpando, organizando e desenvolvendo este setor da sociedade, mas sim tolindo sua presença e alcance que era de suma importância ao controle da segurança geral de toda uma sociedade. Idéias antagônicas onde uma anula a outra, quando nas tomadas de decisão e instituição dessas, fora eleito a educação como ponto de partida de uma nova sociedade, se investindo quase tudo nisso, porém se dizimando com a força fiscalizadora e reguladora, formada pela polícia. Disso tudo não se obteve, claro, uma nova sociedade pela educação, mas sim proporcionou o crescimento da marginalia (agora) organizada, pela omissão, castração e consequente ausência do poder que a continha.

Na verdade, quando impedidos de subir os morros, os policiais e toda a sociedade viram esses morros virarem verdadeiros quartéis generais do tráfico, lá protegidos por determinação governamental. lá se fortificaram ao ponto de não mais poderem ser combatidos, chegando ao cúmulo de estarem hoje melhor aparelhados que a própria força policial! Isso foi na verdade o governo Brisola, precursor de tudo o que vemos hoje, ou seja, a certeza que o senso de educação sendo usado de forma política demagógica não transformará uma sociedade, ainda mais quando se dá todo o necessário ao crescimento do tráfico, se contrapondo ao primeiro intuito. Isso que herdamos deste governo que teve oito anos, dois mandatos para fazer tudo o que hoje vemos e sofremos!

Estamos vivendo uma situação de igual gravidade nos dias de hoje, mas em maior escala! Parece que o povo não aprende mesmo! Nossos soldados hoje estão fazendo a defesa de outro País, quando nossas fronteiras vivem totalmente abertas sem qualquer vigilância...e a droga e armas entrando e saindo sem parar, ou sem quem as pare...e nosso presidentezinho dizendo ao povo que não tem como vigiar uma fronteira tão grande...e por não ter como, manda o contingente atual para outro País. E burros são os Portugueses?

Hoje em dia, temos o que como resultado primeiro ligado ao antigo governador Brisola? Uma fortuna deixada que não se entende como da mesma em tão poucos anos de sua volta...uma cobertura em plena Avenida Atlântica (Área mais cara do Rio...dentre muuuuitos outros bens que deixou), onde hoje é habitada pelo seu netinho “Brisolinha”, aquele mesmo que passa seus dias tacando ovos em carros e transeuntes para passar o tempo se divertindo debaixo de toda esta violência do tráfico do Rio.


Retrato certo e inequívoco de todos esses que foram expulsos do País, que voltaram e foram a forra, se lançando na carreira política atual. Todos tem, com raras exceções, quase que a mesma historia com os mesmos resultados.

Com raras exceções, como já disse, todos cumpriram os mesmo trajeto. Raros foram os que voltaram e se enganjaram em suas carreiras, se desenvolvendo nelas com a própria capacidade e labuta, de forma honesta e trabalhadora...ao contrário a isso, correram para a política com mentiras, as costumeiras falsas promessas e muitas falcatruas de lucro certo...e hoje vemos a tão famosa “burguesia” tão atacada por esses no passado, tendo hoje ELES como seus formadores e integrantes! Falar de burguesia hoje não passaria de uma verdadeira piada!

Deixando o lado político tão importante nesta história e passando para o seu resultado direto, vimos o crescimento de “Escadinha” e sua troupe correndo na direção de ‘Uê” e “Orlando Jogador” até chegar ao nosso tão querido “Fernandinho Beira-Mar” e o envolvimento das Farcs com suas técnicas de guerrilha. Chegamos então a guerrilha urbana vigente no Rio!

Terminada uma parte, não poderíamos nos esquecer de outra! Neste desenvolvimento todo, tivemos o “apitaço”, que foi e é uma vergonha para a sociedade. Os freqüentadores das praias com a de Ipanema, Copacabana, Leblon e etc. iam para a praia com apitos. Ficavam consumindo suas drogas compradas ali mesmo e quando a polícia chegava, enterravam na areia seus alucinógenos e apitavam. Quando ouviam os apitos, os distribuidores, os traficantes da areia corriam, fugiam e voltavam mais tarde, quando o policiamento dali se retiravam para poder vender mais de seus produtos. Tempos mais tarde, esses mesmos (e suas famílias) que ajudavam os traficantes contra a polícia, passaram a ser vítimas de arrastões promovidos pelos integrantes das mesmas favelas ao qual pertenciam os que antes lá vendiam drogas. Hoje são todos vitimas desta guerra urbana criada por eles mesmos...são eles as vítimas e todos de suas famílias e conhecidos...TODOS A SUA VOLTA!

E vivem agora fazendo enumeras passeatas para "pedir paz", como se "pedir" fosse trazer paz a este panorama! Se esquecem (convenientemente) de que os que consomem a droga, são os que sustentam toda esta violência e covardia...e ainda votam da forma que votam! Vão morrer pedindo paz...

Mas pera lá! E os policiais? Como ficaram entre o descaso e abandono dos regentes, e a opressão dos marginais, onde entre eles o código era de “se é policial, matar”? Com armas velhas, munição sem potência ou que ao menos disparava, trabalhando sem qualquer condição em uma instituição que ao menos tem um setor de inteligência que funcione, ou ao menos que seja organizada...trabalhando por salário de fome, que o máximo que lhe proporcionava é morar perto de alguma favela comandada por traficantes...!!!

De um lado o governo lhes achincalhando, de outro a população ajudando a marginais e ainda votando em políticos que tem como seu plano de governo garantir o crescimento do trafico... e de um outro, os marginais lhes caçando como animais que são mortos com requintes de crueldade...!!! Difícil o caso, né? Mas suficiente para entendermos a truculência e métodos usados por esses policiais que estavam só tentando sobreviver nesta selva injusta e covarde.

Defesa aos policiais? Não! E porque não? Pelo simples fato do exemplo que os carentes passaram neste tempo todo, ou seja, os mais carentes que moravam nos morros, tinham de se submeter ou aos desmandos dos policiais, ou as crueldades impostas pelos marginais, isso tudo regado a falta quase que absoluta da presença do estado, que impostos não lhes deixa de cobrar, mas retorno...

Um capitão do corpo de bombeiros morava onde seu salário poderia proporcionar, ou seja, na descida de um morro. Um certo dia, ao voltar das compras com sua filha de 16 anos, estava descarregando essas do seu carro quando passam três caras e um passa a mão na bunda de sua filha, pega no braço dela e diz: “vamos lá meu amor, quero te levar pra passear”...Ao ver isso, o capitão logo corre pra defender sua filha e impedir tal covardia...”indignado” por ter sido impedido pelo “cara”, o traficante apenas saca de sua arma, lhe da um tiro no coração, matando-o na frente de sua filha...e o traficante ainda sai falando: “Aqui é minha área e faço o que quiser com quem quiser e aí de quem tentar me impedir!!”...Parece historinha mas não é, foi fato real e mais corriqueiro que possamos imaginar!!

Imagine o que se deu desta família depois desta morte! Imagine a mulher e suas três filhas sem o pai...

Lembram deste menino vítima de toda esta covardia?

Morar num morro comandado por traficantes é ver sua filha se tornar garotinha sexual do grupinho do trafico, e ai do pai que tentar impedir isso! Não vimos as gravações em rede de TV com as cenas de sexo explicito em bailes funks com garotinhas de 11, 12, 13 anos??? Seja um pai ou uma mãe a vá morar num morro e, tente impedir sua filhinha de ir a um baile desses!!

“Ahhhh, minha filha ia e não participava”...sei, não participava mas ficava assistindo uma barbaridade dessas como se fosse a coisa mais normal do mundo, né?

Em um morro ou favela, há toque de recolher..e não somente lá, em várias outras partes da cidade! Comerciantes que vivem de forma honesta, apenas trabalham quando lhes é permitido...e se alguém reclamar de algo, morre sob torturas indescritíveis! O pessoal do trafico estupra quem quiser, seja filha, filho ou mulher...e pra sobreviver tem de ficar calado! Caso a policia tente entrar e as crianças não forem colocadas nas ruas para ficar correndo pra lá e pra cá, morre a mãe e a criança! Um professor foi pedir a um traficante de porta de escola para não vender mais drogas a uma menina de 9 anos...foi amarrado com arame e posto dentro de seu próprio carro, onde atearam fogo. Morreu queimado vivo dentro do carro!

Quer mais covardia que os que são pobres e inocentes passam por não poderem viver em outro lugar? Vivem na vergonha, com total falta de dignidade e condições morais e ainda se aplaude neste País o fato de se dar dinheiro para se matar a fome! Dinheiro não mata a fome de ninguém, comida sim! Dinheiro só os faz serem alvos mais certos, sendo comida, não! O povo não precisa de esmola, mas sim de comida e oportunidades! A política envolve tudo, foi a política e ainda o é a responsável por essas pessoas viverem sob as covardias em que ainda vivem!

Analisar o filme Tropa de Elite se esquecendo de algum desses fatores ou mesmo não os conhecendo, seria uma atitude de futilidade e superficialidade tal que, beira a irresponsabilidade! Beira não, adentra totalmente!!

Esta é uma situação que jamais será resolvida de cima para baixo, e por mais irônico que possa ser, enquanto esta população continuar votando nesses políticos que aí estão, jamais veremos essas covardias cessarem de uma vez por todas. Covardias sempre existirão, é inerente ao ser humano, mas nessas proporções medievais passa do absurdo e do aceitável!

Lembram de Tim Lopes? Sabem dos detalhes de COMO ele foi morto e PORQUE? Entendam o caso Tim Lopes e entenderão as favelas, a covardia em que vivem os mais pobres, os policiais, os governos e esta guerra urbana que é REAL, só não o é para quem, de alguma forma, participa com lucros desta realidade!

Lembrem dele e assistam ao filme “Tropa de Elite”...vai dar pra entender muito mais do filme, mais do que você pensa!!

 
IP