quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O Primeiro Ano do Fim do Velho Chico?


Não é preciso ser inteligente pra ver que ele vai morrer, e não pelos planos que hoje estão sendo maquinados e executados nele (ele ainda é maior que isso!), mas sim pela “liberdade de criação” que o envolve neste caso, e do qual jamais deveria existir, frente a importância que ele tem. Aliás, não poderia a nenhuma coisa com tal importância!

Prefiro fazer o penúltimo post deste ano, neste Blog, em homenagem a uma das coisas que mais admiro: a Natureza!

Prefiro unir o fim deste ano, continuado ao novo, começando-o bem, com esperança e respeito ao que deve ser acreditado, e ao que deve ser cuidado. Prefiro começar o ano com Amor, traduzido em respeito e na verdadeira tradução do que seja Amor, ou seja, em Doar o que temos de bom...sem esperar retornos ou resultados. Faço minha parte, na pouca capacidade que tenho, mas faço!

Li diversos artigos sobre, tentei me inteirar o máximo possível, Li diversas opiniões de gente competente e entendida no assunto, especialistas, das quais se dividem no lado pró e contra deste assunto da transposição do Rio São Francisco.

Li com diferenciada atenção aos pensamentos e considerações do Bispo da Barra, D. Cappio, sobre a transposição e outros fatos... e separei de tudo, alguns trechos que fazem saltar ao entendimento, a coerência e lucidez, já por outros lados, e a esses lados dou ênfase, ou seja:



“O bispo de Barra, d. Luiz Flávio Cappio, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a alta popularidade do petista só ocorre porque "o povo pobre e miserável do Brasil corre atrás de um presidente que dá esmola.”

"O Lula morreu, estamos no governo Inácio da Silva. No governo dele, os movimentos sociais foram abafados, perderam o espaço de expressão e, hoje, estão à margem.”

"Quando o presidente lançou o programa [Fome Zero], chorei de emoção, porque achava que o Fome Zero seria um exemplo para o mundo, que ia dar dignidade e cidadania. No entanto, o programa dá uma esmola e continua mantendo a dependência do povo. Minha oposição ao presidente Inácio da Silva é por motivos éticos e morais.”


Ou seja, apesar das notícias de redes como UOL e GLOBO, das quais só existem para me dizer que devo sempre pensar a mais sobre o que estou ouvindo e vendo, salta a atenção ver um Ser Humano se propor a morrer em entrega, pelos seus irmãos, pelo seu bem verdadeiro e pela honestidade do trato da coisa quanto a eles.

Isso cheira a um Amor maior, e com certeza, bem maior do que reconhecemos em nós mesmos!

Mas é Amor mesmo?

Entendo que este governo, que tem a frente um retirante que passou fome no sertão, que sentiu na pele a tristeza dos que vivem na seca, na miserabilidade de uma vida sem esperança, sem ter o imprescindível a vida, tenha um objetivo quase que obsessivo em fazer uma obra para levar água a esta região e a esta gente. Obra esta feita sem a consulta necessária e sem o estudo devido, sob o impacto no meio, resultante de sua realização, e que deveria ter envolvido mais tempo e gente especializada no assunto, nos estudos destas questões, mas... se é para acabar com a miséria, a morte e covardia vividas por este povo, que assim se faça sob os mais graves resultados! Nada é pior que a covardia!

Por minha concepção, que fique em segundo plano se este presidente vem envolvido em corrupção, em ações demagógicas e de interesses escusos, com gastos e favorecimentos dos mais escandalosos, pois quanto a covardia, o sofrimento e a inércia de uma vida sem futuro, qualquer atitude que amenize já é válida, quanto mais a que finalize!

Realmente é intrigante que um Homem que vem agindo com exemplos de entrega e sacrifício por AMOR VERDADEIRO, não veja tal questão por este foco, que é o mais importante em todo este assunto!

Realmente não é aceitável...

Realmente não é aceitável!!!

Não é aceitável que pessoas especializadas neste assunto, o tenham na forma mais correta pelo plano ao qual vem sendo executado. É totalmente inaceitável que quem o executa, na forma que vem sendo, seja um sofrido retirante daquela justa região!


Pelo plano que vem sendo executado e que já não pode mais ser mudado, o Rio São Francisco terá dois afluentes artificiais construídos com o intuito de levar água a quatro estados que abrigam esta região extremamente seca, retirando um considerável percentual de água deste rio, que é muito importante a outros quatro estados...e nisso, temos o aventado impacto que receberia este tão importante rio!

Porém, a verdadeira importância deste assunto se dá, na verdade, no COMO vem sendo feito, porque neste longo caminho a ser percorrido, há o impedimento desta região estar bem mais alta, ou seja, a ação da gravidade não será suficiente para levar a água ao seu destino...mas claro que previram isso! Somente não previram(?) que o caminho até esta elevação é cercado por grandes empresas, regiões de grandes fazendas de pecuária e agricultura...empresas de grandes investimentos e grandes produções...instaladas em regiões que não tem água em abundância!!! A água irá abertamente ate esta elevação para ser colhida por quem quiser dela se aproveitar...e quem REALMENTE se beneficiará com toda esta água? Quem terá estrutura financeira para colher esta água gratuita levada até seus portões?

Verdade indiscutível entre os dois lados é que, sem uma revitalização do Rio sendo feita ANTES desta obra, o rio morrerá! ...e a obra já começou.

Se tem alguma dúvida sobre, terá ainda mais ao ver que pouco levará a região que verdadeiramente sofre com a seca!

E se levar, levar-se-á pouca água hoje, de um rio que estará morto amanhã!

Se ainda tem dúvidas sobre, responda: Porque esta água não vai fechada até seu destino, sendo levada em dutos de alta vazão? Não te intui que um duto fechado impediria a evaporação de uma água passando por regiões extremamente quentes? Que a força da gravidade estaria sendo muito bem aplicada estando esta água indo contida em via fechada, proporcionando um melhor aproveitamento de sua vazão e percurso? Alguém conseguiria bombear um rio acima? Claro que não! Mas um duto...é óbvio, não é?

Agora pense, que perda se teria em uma água indo via dutos de uma região a outra? Que empresa poderia se valer dela livremente, se vai em via fechada??? E se vai em vai fechada, o quanto se envia será o quanto se receberá!...e finalmente, o que é mais barato, fazer um rio artificial de grande porte, com leito em puro concreto, de uma região a outra, ou apenas instalar dutos?

Pensou?

Agora pense na indignação que qualquer um que tenha princípios, teria e tem quanto a um que viu seu povo morrer de fome e de sede, viu a miséria de perto, sofreu as covardias e hoje, nem ao menos pensou que vias de duto seria mais seguro para seu povo receber VIDA...a VIDA que NUNCA tiveram!!



Se houvesse realmente o intuito de levar água a seca, sem qualquer dúvida, jamais se teria fazendeiros e industrias sendo beneficiados neste circuito!


Com esta obra, na verdade, se retirará água de muitos que hoje são beneficiados com ela, para se entregar aos grandes fazendeiros e industriais, sem qualquer vestígio que conseguirá chegar ao destino anunciado, “num ato de covardia nunca antes visto neste pais”!

Nesta obra vemos um anjo de um lado, e um demônio do outro!

Este demônio, depois disto, deste ato de extrema covardia, jamais poderá ter o respeito ou sequer a atenção de qualquer pessoa de bem deste País!

Por outro lado, este anjo deveria e deve receber todo o respeito e credibilidade pelo esforço de estar querendo denunciar tal covardia, que extrapola o aceitável! Porém tem contra ele justamente a mídia que deveria informar na forma verdadeira, mas não o faz...!!!

É bom ver que este AMOR é verdadeiro e existe!

É muito bonito ver alguém se DOAR por PURO AMOR VERADEIRO.

E que o Velho Chico seja mais forte que os verdadeiros demônios!

Prefiro começar meu ano com as mesmas palavras de antes....elas não envelheceram, ainda!

 
IP