sábado, 19 de janeiro de 2008

Lendas de Um País Que Nem Todos Conhecem

Conta a lenda que um soldado do Primeiro Batalhão de Polícia do Exército (10 BPE), servindo no ano de 1984 para 1985, que já havia feito inúmeras seguranças em eventos, para o Presidente (à época) militar João Figueiredo, e posteriormente para o presidente que não fora eleito, sr. josé sarney, estava cumprindo seu expediente rotineiro, quando repentinamente toca o alarme de emergência. Sem grandes surpresas, se levanta e segue no sentido de tomar as providências normais ao caso, quando nota que o rebuliço era muito maior que o normal. Escuta então de um superior, que alertava aos demais, que aquele alarme não era apenas um treinamento (como era bem comum), mas sim uma situação de real gravidade e emergência. Ele então corre as pressas para o alojamento, veste sua farda de serviço externo, corre para a sargentiação passando pela seção de armamento, pega sua pistola 9mm (colt) e sua metralhadora Belga Berreta 9mm. Estando já pronto, tendo pego a munição, sai da sargentiação e toma seu primeiro susto: O caminhão de transporte de grupamento já estava fora e todos os soldados sendo mandados a tomar suas posições e ficarem prontos para a saída de emergência. Fica pensando o que poderia ter acontecido de tão grave para todo o batalhão estar se aprontando daquela forma, pois pelo que via, só poderia ter sido algo de muito grave, muito grave mesmo!

O caminhão que se mantinha ligado, deu a partida e contorna o Batalhão e, quando chega ao pátio central, outra surpresa: Todas as companhias estavam em seus respectivos caminhões, perfilados, prontos para a formação de saída. Algo realmente havia acontecido!

Todos os caminhões, todo o efetivo daquele batalhão se mantinha no pátio a espera de não se sabia o que. Passam minutos...muitos minutos e todos sentados em seus lugares, mas se perguntando, uns aos outros: o que poderia ter acontecido?

A instabilidade política do País era notória e sabida de todos, quando em uma transição do militarismo as mãos de civis ao comando do País...e isso tudo proporcionado pelo então Presidente Figueiredo, onde era também sabido que, nem todos os militares daquela época concordavam com esta decisão, principalmente em se tratando da anistia corrente e da presença de vários presos políticos que foram expulsos do Pais, mas agora de volta com o restabelecimento de seus direitos de cidadão.

Houveram eleições indiretas e o Sr. Tancredo Neves havia ganho, e em poucos dias tomaria seu lugar como primeiro mandatário. Era a oposição tomando o poder neste País! E tomando de forma limpa, suada e dentro da Lei, sem golpes ou armações.

Do toque, que deve ter se dado por volta das onze da manhã, até as duas da tarde, permaneceram sob um sol de rachar...alí, sentados, parados a espera das respostas ou algo que justificasse tudo aquilo. Por volta de duas e meia, um Comandante se posta em frente de todos os caminhões e fala a todos que se preparassem para o pior, pois algo de muito grave havia acontecido no País.

Permaneceram ali das onze da manhã até as sete e meia da noite, quando foram dispensados e mandados aos seus alojamentos, com a observação que nenhum soldado deveria tirar qualquer peça de seu uniforme ou entregar seu armamento...deveriam todos deitar para descansar, mas já esperando outro alarme para saída imediata. E com uma recomendação: que ao sair, saiam esperando o pior...se preparem para o pior!

Todos foram deitar e ligaram a TV do alojamento para ver os noticiários. Certamente que algo passaria e assim poderiam entender o que estava acontecendo. Nada de anormal foi noticiado...somente o costumeiro. Nada que justificasse tudo aquilo!

Já acostumados a tanto cansaço e esforços constantes, alguns sequer conseguiram dormir e nosso soldado foi um deles. Perto de meia noite, se levantou de sua cama e fora sentar no passadiço para tomar o ar da noite. Acendeu um cigarro e ficou olhando as movimentações anormais que continuavam por todo o Batalhão. Muitos graduados indo e vindo...e neste ir e vir, um graduado de sua companhia sobe as escadas e segue ao passadiço. Os soldados que lá estavam, param o graduado e perguntam o que afinal havia acontecido. Resposta: Como vocês vão mesmo ficar sabendo amanha, vou contar pra vocês. O Presidente eleito Tancredo Neves foi comemorar em uma churrascaria a sua vitória e lá, sofreu um atentado a tiros. Segundo nos foi informado, foram feridos ele, uma repórter e uma cantora que sempre acompanham ele. Estamos esperando um posicionamento e o estado em que ele se encontra, que pelo que soubemos, é muito grave... ainda estamos esperando as ordens do que vamos fazer, pois depois disso a situação no País ficou muito grave.

Ficaram sem saber o que pensar e, mais ainda, o que poderia acontecer ainda aquela noite, ou no dia seguinte...

As oito e meia da manhã, foram liberados para tirar a farda, entregar o armamento e seguir a rotina normalmente, como se nada houvesse acontecido.

Nada mais fora falado sobre, nenhuma explicação e o claro intuito de não se tocar no assunto...

Dois dias depois, ouviram nos noticiários que o Sr. Tancredo Neves havia tido uma complicação de saúde, tendo de ser operado as pressas e ficando em grave estado devido a uma infecção generalizada.

COMUNICADO FEITO EM 22/04/85, ÀS 22h29:

O presidente eleito Tancredo Neves morreu ontem, dia de Tiradentes, às 22h23, no Instituto do Coração, em São Paulo. O comunicado oficial foi feito pelo porta-voz da Presidência, Antônio Brito, às 22h29.

DESMENTIDO FEITO EM 22/04/85, ÀS 22h30:

O comunicado da morte do presidente eleito Tancredo Neves foi um lamentável engano. O mesmo passa bem e está m franca recuperação.

...

Por dois anos, esta famosa cantora esteve longe das telas, dos discos e shows...reaparecendo bem diferente, muito mais cuidada, bonita e bem “assessorada”. Pelos mesmos dois anos, a repórter que acompanhava o Sr. Tancredo também esteve sumida...voltando muito bem “aparelhada”...

Passados 23 anos deste fato, sabe-se apenas que, o mordomo, empregado antigo da família Neves e que o acompanhava de perto em todos os lugares, morrera um ou dois meses depois, em causas suspeitas...após ter falado um pouco mais do que “deveria”...um garçom de tal churrascaria morreu também atropelado em uma calçada, de forma inexplicável...o carro que o atropelou, fugiu. Mais 5 pessoas envolvidas neste caso, morreram em situações suspeitas...após terem falado um pouco do que sabiam.

José Sarney, indicado pelos militares para ser o vice presidente e pessoa que garantiria que os atuais mandatários não fariam nenhuma estravagância com o Pais, toma passe como presidente, que pela lei, deveria ser interino e promover novas eleições, mas...fez de tudo para burlara a Lei e se manter no poder...concessões de rádios e canais de TVs... pagamentos outros a muitos...fato muito parecido com a atual forma de governar mantida pelo PT.

O que difere é que, entrou para Academia Brasileira de Letras, se tornando um dos “Imortais” e comprou todo o estado do maranhão, garantindo assim um curral eleitoral que manterá suas candidaturas e de todos de sua família por muitos anos. Entrar para a academia e se tornar um imortal é algo totalmente impossível a um semi-analfabeto...no caso do petista é vetado também comprar todo um estado, pois sempre se colocou como o que não sabe de nada e o mais honesto e justo dentre todos os brasileiros...um coitadinho. Como justificaria sua mais nova posição de coronel do nordeste?

Estas impossibilidades é que o leva a usar inúmeros laranjas, e assim poder continuar se mantendo como o coitadinho que nada sabe, nada vê, nada ouve...

Se esta história do passado se manteve velada até hoje e se manterá pra sempre, imagine as de hoje? Quem acha que um dia será tudo esclarecido, ta totalmente enganado...ahhhh, e como está!!


E o Brasil segue se repetindo e se afundando.

 
IP