sábado, 12 de dezembro de 2009

Imprensa Safada


Em sua opinião, a imprensa é safada ou incompetente? Ambas as coisas???? Na de muitos também!

Tomemos como exemplo o caso do apagão. Sabemos que não houve qualquer temporal que motivou o apagão e, se mesmo acontecido desta forma, que sistema anunciado como um dos mais avançados do mundo, pode deixar as escuras todo um país por causa de um reles raio???

Em primeiro lugar: Há a mentira quando se culpa uma tempestade e raio que jamais existiu! É comprovado pelos moradores da cidade apontada como sem ter tido qualquer tempestade. Comprovado também pelo sistema meteorológico e fotos de satélites.

Oras, qualquer jornalista que digne a se apresentar como um, sabedor desses fatos, jamais poderia começar qualquer entrevista aos do governo sem ter como primeira pergunta a mais elementar: “Porque mentiram sobre as motivações do apagão?” Da mentira, se aceita, tudo que venha a posterior fica como fantasioso... sofismas...puro logro! Perfeito a enganação.

Mas o fato é que isso é comum. Vejam as entrevistas sobre o apagão, todas são decorrentes da aceitação de uma mentira. Não teve um sequer órgão da comunicação que tenha perseguido a verdade!

Os verdadeiros jornalistas, os bons e competentes sofrem hoje de um grande desafio. Seus colegas se posicionam em aceitar mentiras e delas transcorrer todo um caso em que, verdadeiramente, passa ao logro. Haja visto se levar em consideração declarações mentirosas, fantasiosas ou descabidas proveniente do rei da sandice, o todo poderoso, o sindicalista inácio da silva. Só diz besteiras, só fala sandices e mente descaradamente. Como um jornalista pode versar sobre assunto que se inicia por uma mentira?

Todo jornalista que queira se firmar na profissão como exemplo de honestidade, deveria entes de mais nada desmascarar toda mentira, mostrando o que seja a verdade, mas alguém vê algum que faça isso sobre qualquer declaração do sindicalista?

Lembremos do caso da licitação fraudulenta da compra dos caças franceses. Da eleição por caixa 2. Do meteórico enriquecimento ilícito do filho do presimente. Das declarações de Duda Mendonça acusando conta milionária no exterior do sindicalista e seu partido quadrilha. Dos resultados do acidente no aeroporto de congonhas (culpar os mortos que não podem se defender foi além do aceitável por qualquer um!). Da venda da Amazônia Legal (nome dado a negociação fraudulenta). De todo o caso de Raposa Serra do Sol, nióbio, Venezuela e FARCs. Do apagão e o raio milagroso...!!! E MUITO MAIS!!!

Esses são os tipos de reportes que querem exigir tratamento respeitoso? Respeito a que? As suas capacidades profissionais em aceitar mentiras para versar sobre logros? Ou a homologação da profissão de anunciantes?

Certo é que cada um tem seus conceitos. Qual o seu sobre safadeza, sobre incompetência e sobre prevaricação?

Independente de seus conceitos ou os de quem quer que seja, o sentido REAL da palavra não muda. Nem mesmo uma palavra pode mudar os resultados que esses vem semeando por todo este tempo.

Um tempo de vergonha para toda uma classe desmoralizada.

Mas há os que defendam! Para esses, pedimos o favor de mostrar onde poderemos buscar tal moral profissional desta classe. Se algo for mais forte que todos os exemplos acima citados, teremos o grande prazer em achar a agulha no palheiro. Certamente que as agulhas existem, porém o palheiro é grande demais...!!

 
IP