segunda-feira, 15 de abril de 2013

Galvões e Buenos



 Em 1993, no final da temporada, Senna viu um carro ultrapassar a  todos sem qualquer problema...ele simplesmente flutuava acima do asfalto e corria muito mais veloz que os outros, com uma estabilidade e desempenho muito acima dos demais. Deu banho no final de temporada. Carro: Benneton. Piloto: Schummacher. Chefe da escuderia: Flavio Briatore. Em 1994, após sua morte, briatore, benneton e schummacher foram campeões mundiais.

A suspensão ativa havia sido proibida. Todos os carros sofreram para se adaptar, já que o projeto dos carros era direcionado ao uso deste tipo de suspensão. Todos quicavam sem parar e apenas a Benneton flutuava. Senna, inconformado, em uma corrida após ter abandonado, foi para a beira da pista e viu a benneton passar, passar, passar... e saiu inconformado pois era claro que o carro estava equipado com a suspensão ativa. Era o único! Havia um claro conluio e uma armação das mais descaradas, envolvendo a benneton e os diretores da F1.

Em outra, Flavio briatore foi expulso da formula 1 por armação descarada, envolvendo sua equipe e a facilitação para o piloto Alonso chegar a vitória e ao campeonato de F1. Este piloto estava diretamente envolvido na armação, mas foi beneficiado com a delação premiada, se safando do caso...briatore fora expulso.

Houve caso de sabotagem na MacLaren, onde pó suspeito foi descoberto em sua gasolina. Envolvidos: Alonso e certo funcionário da Maclaren, que após descoberto, informou em Off ter recebido e  bem do citado piloto. Beneficiado de todo o caso: Alonso.

Esses foram apenas alguns casos criminosos que este piloto esteve envolvido, na maioria dos casos como protagonista, mas sempre com um testa a sua frente. Em qualquer equipe pra que se transfira, a história é sempre igual, não parecida, mais exatamente igual: Seu companheiro de equipe passa a ter problemas com o carro... problemas sempre muito estranhos e difíceis de identificar. Cai de produção e passa a ser um piloto problemático. Coisas estranhas sempre acontecem as quais sempre sai beneficiado. Tanto que tem fama larga de sorte absurda. Lembremos que apenas 1/8 de volta em algum parafuso responsável por ajuste de pressão aerodinâmica compromete não somente todo o desempenho do carro, como afeta diretamente os Pneus. Problema constante com o desempenho de Massa (seu atual companheiro) em quase todas as corridas: Administração do gasto de Pneus e comportamento instável do carro (aerodinâmica)! História totalmente diferente do desempenho de Massa antes da transferência deste piloto para sua equipe.

Lembremos agora: Neste último domingo, Alonso simplesmente teve um desempenho tão acima dos outros carros (todos, inclusive em todos os treinos, por todo o ano, vem apresentando não muita diferença em seus desempenhos) que conseguiu com muita facilidade, colocar 22 segundos de diferença para o segundo colocado. Este tempo (diferença), pra quem conhece a F1, é simplesmente absurdo e inadmissível, em se tratando do que vem se desenvolvendo ao longo do final da última temporada e começo desta. Foi simplesmente um carro muito, muito acima dos demais... como se fosse de outra categoria! Vantagens poderiam haver...correr mais, mas NUNCA com o desempenho que se viu na corrida.

Fato: Ao ser perguntado sobre a estratégia dos outros pilotos quanto a corrida, respondeu que não importa a estratégia de quem quer que fosse, a dele era melhor. Mostrou por todo o final de semana uma ciência (soberba) de sua superioridade, ou melhor, sobre a inferioridade de seus companheiros... ria irônica e soberbamente, dizendo: “vamos ver se ganhou ou não ganho. Ganho porque sou o melhor!”

O desempenho de seu carro, foi absurdamente superior a TODOS OS DEMAIS...como se não tivesse nem parado nos boxes.

Lembrou o ano de 1993... e Senna intrigado a beira da pista comprovando mais uma das armações de dentro da formula 1... mais uma das quais era sempre o alvo, por ser, verdadeiramente, o melhor de todos...e sem armação para tal!

Ver o documentário SENNA, de Asif Kapadia, dá uma clara noção do que seja este “esporte” que tanto anima a galvões e buenos pelas pistas afora. 





 
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