quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tim Sem Celular e Sem Nexo




Antes: Não deveria escrever isso, pela proximidade que tenho com certos parentes e conhecidos, mas o absurdo contra a verdade é tanto que... vou realizar algumas inimizades e outros rompimentos. Com toda certeza!



Ir ao cinema pra ver versões que não podem e sequer encontram amparo nas realidades que alí mesmo são contadas, é apenas se sentir enganado. Acrescido de nojo quando se lê as palavras de “indignação” de um outro sem qualquer caráter, que quer viver a vida e obter sustento amparado na história de outras pessoas, que luta para que a lei as transforme em patrimônio seu, traduzido em grande fortuna!
O cara trabalha, faz uma historia e chega um safado e pilantra (não há termo que melhor traduza este tipo de gente e suas intenções) que quer dela viver e obter bom rendimentos por posse indevida. É tão absurdo que dispensa se estender em qualquer outro comentário a mais!
Mas...indo ao fato.
Tim Maia era um jovem que queria o sucesso, porém jamais teve compromisso com a responsabilidade, com o que seja correto, com o esforço...com o mérito. Formou um conjunto tratando os outros componentes sempre com grosseria, marca esta que lhe é inseparável. Goste do Tim ou não, certas verdades hão de ser aceitas, simplesmente por serem até mesmo confessadas pelo próprio.
Tim se envolveu em roubos, drogas, arruaças...fora preso incontáveis vezes, porém, se um a seu lado obtivesse mais resultados por apresentar melhor qualificação ou senso, o mesmo achava que, apenas por ter estado a seu lado, algo lhe devia! Isso traduz uma totalidade de seu caráter e comportamento: o egoísmo!
Tim sai do brasil e volta expulso dos EUA e, para muitos, naquela época, isso foi uma vergonha para nossa sociedade. A bem da verdade, a certa altura alguns com mais sucesso tinham de manter distancia do Tim, por seu já reconhecido histórico e má fama. Naquela época, um com sucesso tinha de cuidar da imagem, pois era fácil mancha-la...hoje, incontáveis hipócritas e mau carateres se “esquecem” de Wilson Simonal”! tanto os que escreveram o filme ou o serido da TV sofreram de uma certa amnésia providencial, porém  bem remunerada para o acontecimento!
Tim requeria coisas que sequer tinha direito. Não foi a luta como deveria! Não se esforçou nos moldes que eram ditados e se requeria para bons resultados daquela época... mais fácil obter de quem o antecedeu em mérito, não é mesmo?! Assim pensava e assim agia.
Tiveram os que, apesar de tudo de ruim que Tim atraiu para si mesmo, o ajudaram. Tim alcançou o sucesso por ajuda de amigos, que nem esta obrigação tinham...mas hoje levam titulo de traidores!!! Teve os que, apesar da má fama de Tim, tiveram a coragem de peitar uma possível mancha em seu sucesso, e aceitaram a proximidade...  mesmo com seu jeito de receber um favor com pose de quem o está o realizando e, ao gravar suas musicas, lhe deram não apenas fama, mas uma consequente invejável fortuna... não é mesmo Roberto?
Aliás, as ofensas proferidas por Tim ao Roberto, inclusive lhe humilhando por traumas que tinha e era sabido de todos, eram para não serem esquecidos...mas o foram!!! Isso é mencionado ou providencialmente apagado? Pagam bem a esta turma. Ofensas deste tipo conferem a vitima o justificado lembrete e providencial afastamento definitivo...mas este direito de TODOS não conta para alguns...como dito, pagam bem.
Tim Maia, naquela época, tinha fama de maconheiro, ladrão, ex-detento e uma pessoa totalmente transviada e de trato difícil. Aceitar sua aproximação, tendo sucesso, era de certo perigo e exigia muita coragem de peitar a sociedade daquela época! Isso está dito ou mostrado nas recentes obras? Claro que não! Mais fácil dizer que preservaram a imagem do outro pra esconder certos erros...hehehe...como se houvesse quem não os tivesse!!
Este tempero pra um, acrescido de pimenta ao outro é que sempre traduz o grau de caráter do narrador. E isso hoje ta mais que disseminado.  Isso, aliás, é o que fundamenta um requerer ser dono e ganhar sobre a historia de um outro! O cara é um merda, nada fez em sua vida que pudesse lhe render avanço e ainda quer o direito de se sustentar no esforço de outro, e pior, dele acabar sendo declarado  dono!! Alguém aí sabe o que seja caráter? Explique então a eles, pois a certa altura isso cansa! Porém, duvido que queiram entender.
Esta questão, inclusive, é icônica  no exemplo do quantos estão atolados de lama até os joelhos...mas fazendo pose e se apresentando como ilibados na defesa da questão. Esta questão traduz o quando do caráter coletivo ta distorcido.
Voltando ao fato, a historia de Tim, mostrada sobre qualquer ótica, será um exemplo de rebeldia, de egoísmo, de irresponsabilidade e falta total de compromisso. Como querer colocar qualquer outro como o vilão?? ...vilão que ajuda o mocinho a enriquecer e obter sucesso?? Mal contada?? Nada disso... apenas sem nexo. Mas para muitos desconexos...!!!
Na verdade, Tim Maia nunca foi uma má pessoa. Ao contrário! Foi uma pessoa de um grande coração!!! Capaz de atos que outros não teriam coragem...e por tal, também foi de invejável determinação. O que Tim tinha, é apenas o que nós, a maioria tem: não tinha muita força humana, tinha incontáveis defeitos assim como todos nós... era bipolar, tinha distúrbio de sono e com uma fraqueza ao vícios que nenhum de nós pode apontar sob acusação. No resumo, apenas tentou se virar da forma em que seus defeitos permitiram.
Mas, era um artista invejável e um cantor ímpar!! Seu tino musical transcendia a capacidade. Apresentava resultados na beleza musical que outros muito estudados não conseguiam...era nato!
Não teria sido muito mais belo se um filme apenas mostrasse esta verdade em historia muito mais humana, do que a modelagem safada feita para condução de outros valores?? A verdade é sempre muito mais bela que a mentira ou a distorção. E sempre será. Na verdade, por mais que tentem a distorção, todas essas realidades aqui escritas são comprovadas na narrativa tanto de filme quando da séria televisiva... o discernimento nos confere a isso comprovar...basta ver!



 
IP