terça-feira, 3 de julho de 2007

O que é o Mal, de onde vem...pra onde vai???



Me mandaram essa e, por achar que é a mais pura verdade e exatamente da forma em que eu vejo este tema, transcrevo aqui:

“Alemanha, Inicio do século 20.
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim, desafiou seus alunos com esta pergunta:
Deus criou tudo o que existe?
Um aluno respondeu valentemente: Sim, Ele criou!
Deus criou tudo? Perguntou novamente o professor.
Sim senhor, respondeu o jovem!.
O professor respondeu, “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal. Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau!"
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
Outro estudante levantou a mão e disse: Posso fazer uma pergunta, professor?
Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: professor, o frio existe?
Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:" De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor"
E, existe a escuridão? Continuou o estudante…
O professor respondeu: Existe!
O estudante respondeu: Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. “A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”
Finalmente, o jovem perguntou ao professor: Senhor, o mal existe?
O professor respondeu: Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.
E o estudante respondeu: O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome? E ele respondeu: ALBERT EINSTEIN. “

Não tenho os créditos desta história, muito menos sei se é verdadeira…mas não me atenho a forma, mas sim ao conteúdo. Se não é verídica, pelo menos sua moral o é!
Jesus Cristo jamais deixou uma igreja em seu legado, muito pelo contrario, disse apenas aos seus discípulos, que fossem semear a “Boa Nova” entre os pagãos. Quando disse a Pedro que ele era “a pedra fundamental de sua igreja”, disse apenas, em sua forma figurativa de falar, do qual lhe era bem peculiar em TODA VEZ, que Pedro era a pedra mais importante de tal construção (fez a alusão a uma construção com significado ou destino de oração/fé)…que aliás, as igrejas à época, eram designadas como “Templos”.

Cristo trouxe uma moral, apenas isso, sem convenções ou maniqueísmos… respeitou a vontade dos Homens, seu livre arbítrio, apenas deixando claro que sua vida, sua felicidade e história dependeriam de sua conduta, forma de pensar e concepção das coisas…e realmente, dependendo da forma como vemos as coisas e agimos sobre, obtemos resultados bons ou ruins. Se aliarmos a isso, uma história mais antiga que a presente, passaremos a ver a vida de forma mais simples e natural… assim mesmo como Cristo sugeriu.

Acho incrível ver essa religiões atuais, principalmente algumas evangélicas, falando de coisas que nada tem a ver com o evangélio. Antes de Cristo, havia o Judaísmo. Moisés era Judeu…Daví era Judeu…Jacó e outros tão citados pelas igrejas evangélicas em seus cultos, eram tão somente Judeus! E oras, Judeus são Judeus, não são Cristãos…e em um culto evangélico é ministrado ensinamentos com esses personagens e demonstrações de suas histórias porque?...o baú de fulano, o sacrifício de cicrano…dão exemplo de que Cristianismo?

Cristo SEMPRE falou por parábolas, pelo simples fato de ter um grande respeito a altura de cada Homem, e a suas escolhas de como entender tal coisa. Lógico que a cada altura, melhor entenderemos qualquer fato, ou quanto mais alto, melhor veremos…e fato é que, ninguém, a exceção Dele, consegue dar saltos em sua evolução.
Mas oras, isso que vemos nesse vídeo e tão costumeiro as religiões nos dias de hoje, tem algo a ver com que Cristo trouxe e deixou?




Conhece a história de Nicodemus com Cristo? Essa vale a pena para pensar…

 
IP