domingo, 23 de novembro de 2008

All Capone do Brasil

Por diversas universidades federais, o cenário é o mesmo. Na UFS, em Sergipe, todos os setores estão em estado lastimável. Tudo descascado, esburacado, quebrado... caindo. O que restam dos setores denuncia o que foram. Dos laboratórios praticamente nada resta, mas, apesar desta situação, em todo o estacionamento (enorme!) está sendo instalando cobertura. Aquelas lonas com estrutura em ferro tubular, grossa, muito bem feita e caríssima. Dá a impressão, de longe, que são reaproveitadas....tipo “pintadinha para inglês ver”. De perto não restam dúvidas. Basta se aproximar para entender a situação.

No final do campus da universidade, estão sendo construídas novas unidades. Vê-se um parque de obras bem ativo. Mas, construídas como, se todo o restante está caindo aos pedaços?

Uma universidade caindo aos pedaços e, ao invés de reforma, se tem instalação de toldos em todo seu estacionamento gigantesco. Ao invés de reforma, se tem construção de novas unidades...novinhas, modernas, exemplares, anexadas a ruínas inativas, pois vivem em greves intermináveis!!!

Ao contrário disso, muitas outras universidades em estados mais famosos estão recebendo verbas de alto valor.

Ao contrário disso, TODO o ensino fundamental não recebe verba alguma, pois o que recebe é tão ridículo que ao menos nos envergonha chamar esta esmola de “verba”. São 2% do PIB destinados a educação. Desses 2%, 80% segue para o ensino superior, e apenas 20% (isso mesmo, 20% dos 2% declarados) para o fundamental. Aos que gostam de pensar, é tão óbvio que o ensino fundamental (como o próprio nome indica) é a base de tudo que...resta apenas pensar o que ou como conseguem chegar as faculdades. Simples a explicação! Apenas 3% de toda a população Brasileira consegue chegar a faculdade. Nesses 3%, a parcela indicada que lotam as federais, são de alunos abastados, que poderiam pagar três vezes dos valores cobrados a faculdades particulares das mais caras.

O presidente anterior era um professor universitário. Este é o panorama de ensino superior que ele nunca mexeu. Uma vergonha para ele, mas ao menos seus filhos não se tornaram milionários do dia para a noite, nem ele e muito menos sua família. Este hoje, não vive uma vida de milionário abastado.

Este é o panorama do atual, que se diz presidente, e que outros teimam em dizer que faz uma verdadeira administração nacional. Porém há uma grave diferença: Este se tornou milionário, de torneiro mecânico assalariado para um dos homens mais ricos do Brasil. Seus filhos se tornaram milionários do dia para a noite, tendo um se tornado dono de canal de TV e sócio da maior operadora de telefonia do País! Todos de sua família estão ricos pela via das “falcatruas nacionais”.

Na gestão do primeiro não haviam toldos disfarçados de novos, com valor superfaturado em DEZ VEZES do valor original. Ao menos haviam obras mal disfarçadas, superfaturadas apenas para sustento de toda uma quadrilha.

Não havia planejamento terrorista para acabar com o desenvolvimento educacional de toda uma nação, enterrando dinheiro no final do processo, quando o início ao menos consegue se movimentar, para assim manter um povo ignorante, emCURRALado, cego e desonesto. Dependente de bolsas esmolas e créditos coloridos.

Pergunta-se onde se encontram os Royaltes de petróleo daquele estado, que financiaram casas populares, uma das orlas mais lindas do Brasil, entre outras admiráveis obras... um desenvolvimento admirável...!!! O governador petralha que herdou um caixa abarrotado, o achou insuficiente e, logo em seus primeiro dias de governo, tomou um empréstimo bilionário por conta do estado. Um ano e meio após, toma outro por conta de uma insaciabilidade partidária marginal e descarada de impressionar!! Hoje é um estado totalmente endividado e abandonado. O que antes era admirável... hoje conta com uma criminalidade crescente e impressionante, uma educação das mais ridículas...abandonada...uma saúde que é campeã nacional de dengue, descaso, mortes por abandono governamental...!

O prefeito é petralha.
O governados petralha.
Presidente(?) petralha...

Da pra entender agora o porque dos toldos e das obras anexas a ruínas? Tem o mesmo sentido de empréstimos desnecessários, royalties roubados, arrecadação sempre insuficiente...

 
IP