segunda-feira, 11 de junho de 2007

Capacidade X Incapacidade

O que leva todo um povo a eleger, ou reeleger um presidente corrupto e incapaz?
Vamos tentar entender? ...oras, o Brasileiro trabalha 5/6 meses do ano para pagar seus impostos, ou seja, dos 12 meses em que VOCÊ trabalha, cinco a seis meses de salário, você entrega ao governo, que vive lhe informando que “o governo não tem dinheiro para fazer todo o necessário”..entrega ao pagar seu IPVA, que seria destinado a construção e manutenção de vias e estradas, que estavam, a anos, caindo aos pedaços, mas que recentemente foram reformadas com obras sem licitação ou concorrência (fato totalmente ilegal, que levaria um prefeito a cadeia, mas em se tratando do presidente lula do PT...) e que, não muito a mais que seis meses a frente, já estavam totalmente esburacadas novamente (material empregado superfaturado e sem qualquer qualidade)...ESTE É O USO DE SEU IMPOSTO! Ficaram esburacadas por anos sem qualquer manutenção...mas e o dinheiro do imposto, ia para onde?? NINGUÉM SABE!!!
Ao beber um refrigerante, você está pagado imposto. Ao comer um sanduíche...quando você almoça, e até mesmo quando bebe água! Neste País você paga imposto sobre tudo, mas não vê qualquer retorno ou bom emprego do seu dinheiro.
Você trabalha, e quer dar a sua família uma boa alimentação (Saúde), quer sair as ruas, ir e vir ao seu trabalho, passear (segurança)...quer ver um atendimento, ao menos, condigno, quando adoece ou se acidenta (saúde), quer ter acesso a um curso para se especializar, ou atualizar, ver seus filhos formados (educação)...só que, o emprego é difícil, falta a seu salário poder saldar aluguel, alimentação, educação com qualidade...dentre muitas outras necessidades, e ainda sobrar, nem que seja um pouco. A violência e falta de segurança são assustadores, a negligência, o descaso, falta de profissionalismo e total abandono da rede de saúde te mostram que, se adoecer gravemente, vai morrer! ...pelo menos se não puder pagar um caríssimo plano de saúde. Para ganhar mais precisaria se atualizar ou mesmo se especializar em algo a mais na sua área profissional, mas com os cursos tão caros o quanto estão...!!!Ver seus filhos formados, com uma faculdade pelo valor que essas estão, como, se você tem dois ou três filhos???...principalmente ao saber do valor dos livros que terão de comprar...!!!
Pois bem, agora falando um pouco mais a sério, todos somos descontados em folha pelo imposto de renda, e ainda pagamos o mesmo no final de cada ano...fora todos os demais impostos sobre TUDO o que temos e usamos...com aproximadamente 200 milhões de Brasileiros, este país não tem renda para promover o básico a sociedade, que é a SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA? Não tem riquezas naturais e subsídios para se tornar uma verdadeira potência mundial? Para se crescer, basta ter subsídio humano, desenvolvimento tecnológico, pesquisa, e...CAPACIDADE!
E é este o ponto: CAPACIDADE!! Para se ter capacidade, é requerido, dentre outras coisas, um mínimo de realidade e uso mental. Pra começar, podemos citar a CAPACIDADE de voto, pois escolhendo um corrupto como representante, jamais que verá seus direitos respeitados ou exercidos. A CAPACIDADE de receber uma informação e pensar sobre, não apenas comprar a notícia como lhe chega, como é o constante caso dos jornais televisivos e suas “reportagens encomendadas”, como no exemplo de que fulano deu um soco no outro, e a reportagem coloca o fulano como um selvagem agressor e o agredido como a vítima...mas essa mesma reportagem não mostra ou informa o motivo deflagrador de tal agressão, suprimindo intencionalmente tal fato, ou mesmo o omitindo por pura falta de CAPACIDADE profissional...mas pra quem pensa, logo vem a pergunta: ninguém bate em outro por nada, há alguma coisa que o motivou...ninguém faz nada pelo nada, isso parece ser uma reação! Você veria um estranho xingar seu filho de 10 anos e ficaria impassível diante de tal fato? E se ainda ouvisse do agressor que você também não passa de um covarde??? Pois é, muita reportagem é oferecida nesses parâmetros, e o telespectador se levanta da poltrona após a reportagem dizendo “nossa, aonde vai parar este mundo com tanta gente violenta como este agressor mau caráter”! Lembram do caso do Zidane na copa...pois é! A "vítima", jamais respondeu pelas ofensas que proferiu durante todo o jogo, até o outro perder a cabeça...mas o agressor e "culpado", pagou e caro!! Mas vejam, pelo mundo inteiro isso foi muito discutido e reprovado, mas no Brasil...Zidane é apenas um agressor mau caráter.
Falta de CAPACIDADE gera covardia que envereda por um caminho que nunca progride, e por isso estamos num pais que se arrasta, meio estagnado...
Olha só essa história: Mudei para um bairro famoso de minha cidade, tido como um bairro nobre. Minha casa era a ultima de uma longa rua, que no final, terminava também a rede de eletricidade, ou seja, minha casa era a última da rede elétrica e, o resultado disso foram incontáveis queimas de meus aparelhos domésticos, e eu com um filho de dois anos...queima de geladeira...dentre muitas outras coisas que foram queimando ao longo de dois anos e meio de solicitações, requerimentos e brigas com essa companhia. Foram 70% dos meus aparelhos na “brincadeira” desta companhia irresponsável, mas bem ciente do que é este País.
Com grandes dívidas advindas de incontáveis consertos e compras, foi ouvido pela ANEEL (o órgão fiscalizador do setor) que depois de longos dois anos e meio e reclamações, conseguia visita de uma equipe de fiscais. Prontamente fora marcada uma reunião com o presidente de tal empresa, eu e os fiscais...mas ate a data, esta empresa “maquiou” todo o perímetro, trocando todos os fios, substituindo todos os que estavam desencapados e com incontáveis emendas (era o estado de TODOS, por toda a rede!), ficando tudo bem camuflado na data da reunião. Fora que esta empresa chegou ao ponto de fazer diversas forjas e falsas alegações (que caiam por terra), indo ao ponto de perseguir os visinhos que estavam como minhas testemunhas.
Veio a reunião. Resultado, ou eu aceitaria 35% do valor total dos prejuízos, ou entregaria a ANEEL as provas para análise e posterior autuação em análise que normalmente dura dois anos ate uma tomada de decisão...mas como não aceitar, se eu já estava com dividas a pagar pelos prejuízos causados e em uma situação das mais graves? Em acordo, salvaguardando os direitos legais, apenas deixando de fora os prejuízos financeiros para posterior ação civil, fora acordado uma total reformulação da rede, sendo minha casa retirada do final da rede, instalação de transformadores e etc..
Ótimo! Findo o caso, mas com incontáveis prejuízos. Minimizados com os 35%, fomos a justiça. O juiz responsável, pelo processo, o deu como improcedente, porque, mesmo tendo todas as provas documentais, fotos e filmagens (inclusive a fita de uma reportagem da TV local sobre queimas na minha localidade, fita essa cidade pela própria emissora), alegou que havia a necessidade de pericia no local, mas que, como toda a rede já havia sido refeita, tornara-se impossível a verificação dos fatos...mesmo tendo em mãos, laudos da ANEEL e do Presidente do CREA de minha cidade, que fora contratado para fazer as devidas verificações e dar laudo sobre, como também para refazer toda a minha rede elétrica interna, isso no começo do caso, logo que mudei, medida essa para tentar amenizar os já graves problemas que se apresentavam. Com tudo isso, ainda tivemos esta “decisão judicial” favorável a empresa...recorremos a uma junta de desembargadores e...risos...manteve-se o resultado. Posteriormente, soubemos que aquela empresa so perdia casos de indenizações muito pequenas, ganhando todos onde haveria indenizações altas! Essa que é a justiça que este país promove ao seu povo!!!

Vai outro caso?? Então vamos: Com um grave problema, procurei uma advogada. Problema com um plano de saúde que não se dignou a prestar os serviços pelo qual era paga, e como conseqüência, tive uma morte de um membro de meu grupo familiar, coberto por esse plano, uma perda irreparável...Essa advogada, analisou todo o caso, ficou com alguns documentos importantes e, nos fez a seguinte proposta: daria entrada no processo de forma rápida, mas teríamos de deixar um cheque-caução como garantia dos serviços que prestaria, mas esse cheque não seria descontado naquele momento, apenas após três meses depois da entrada deste processo, isso pelo fato de estarmos ainda pagando pelo tratamento ao nosso ente falecido, e claro, em uma situação financeira delicada ainda a ser saldado a dívida com o hospital. A advogada disse já ter instaurado o processo e que precisaríamos esperar. Na data do recebimento do décimo terceiro salário, que ajudaria a saldar a divida com o hospital, qual não foi a nossa surpresa ao ver que, na data do pagamento, logo após seu crédito em conta, o cheque fora descontado, quase no valor total do pagamento do décimo terceiro...logo após, essa advogada sumiu!
Processamos a mesma com todas as provas, inclusive do sumiço com provas concernentes ao caso, provas importantes, mais comprovantes do desconto do cheque em data antecipada, a e prova que mentira sobre a instauração do processo, pois jamais havia o feito,...deu-se a audiência conciliatória, da qual a mesma não compareceu. Deu-se a segunda, que a mesma apenas mandou um mensageiro, levando uma receita médica do dia anterior, comprovando sua consulta, mas ao ver, o conciliador riu e informou ao mensageiro que aquilo não era justificativa, pois não se tratava de um ATESTADO de impossibilidade ao comparecimento, mas sim de uma RECEITA MÉDICA apenas...foi dado como faltosa, que ao menos apresentou qualquer defesa.
Passada as conciliatórias, na primeira audiência com o juiz, a mesma não compareceu, não apresentou qualquer defesa, porém, o juiz deu despacho, informando estar suspendendo aquele processo “POR FALTA DE PROVAS”, mesmo estando com processo em mãos, com as devidas micro-filmagens de cheque e tudo o mais que comprovava totalmente seu contrato conosco, além do não comparecimento e a não apresentação de qualquer defesa. ...ainda por cima, colocou em seu despacho que o ATESTADO APRESENTADO justificava sua ausência..isso se referindo a RECEITA MÉDICA apresentada na conciliatória! Por mais absurdo que seja...aconteceu!!
Alguém já tomou conhecimento de um acusado que não comparece as audiências, não apresenta defesa e vence o caso?
OAB? Foi devidamente denunciada...mas o processo sumiu misteriosamente e nunca teve cabo sua segunda apresentação.
Junta recursal, a dos “desembargadores”?? Mantiveram a decisão de tal “juiz”!
Agora, veja bem, se eu citar nomes de empresa de energia processada, se citar nomes dos juízes citados e, se ao menos citar o nome da advogada, posso ser processado como um criminoso!!
ESSA QUE É A JUSTIÇA PRESENTE NESTE PAÍS!!! Quem já precisou dela, contra alguém com influencia ou poder financeiro, sabe do que falo!!
Quer mais um pequeno exemplo? Pois vamos a ele: Você está em casa, com sua família e ouve um barulho...ao levantar, vê um assaltante entrando em sua casa...ao ver que está armado, você corre e pega algo como arma, pois você vai fazer o que? Deixar ele estrupar sua mulher e filhos? ...ao goleá-lo você acaba por matá-lo, sem a intenção, mas...por isso você vai preso em flagrante, por assassinato, vai para uma cela lotada de marginais e, ao ser solto, se ainda estiver vivo (veja bem, na cela, todos vão saber que você matou um deles, fazendo o que eles fazem, logo...se prepare para o pior do pior), vai responder a um processo, apenas por ter agido com hombridade e não ter fugido do local como um marginal ou um sem moral, e por ter defendido sua casa, seu domínio e sua família...isso porque quem faz as leis, não tem um pingo de moral, visão moral e as faz para defender seus filhinhos no futuro, depois de terem queimado vivo, um mendigo só por diversão ou coisa parecida...esses filhos são bem orientados sobre os procedimentos certos, como o de fugir, por mais que isso seja vergonhoso a um homem.
E isso não e todo!! Tenho muitos outros exemplos dela...mas já escrevi até demais!!!
Voltando ao ponto que estes exemplos completam: É UM PAÍS DE GENTE CAPAZ?
...as vezes fico pensando, se esta gente que hoje vem sujando o MEU PAÍS, ou se eu que me enganei com este País.
...quer ver um bom exemplo: o programa BBB7 que foi produzindo pela Rede Globo...foi tanta sujeira passada a limpo que nos faz pensar...e pensar MUITO!!!

 
IP