Como esquecer aquelas felizes e gostosas manhãs de domingo, em que Senna Lavava a alma dos Brasileiros? O cara chegava nas pistas e fazia o que era impossível a nós mortais, e a seus colegas também! Estacava-se de forma singular, fazendo coisas que todos julgavam impossíveis de serem feitas. Uma vez, Jack Stwart trabalhando como repórter e comentarista de uma TV Inglesa, dava entrevista a outros repórteres perto de uma curva, antes dos boxes, quando de repente ficou quieto, voltou-se para trás e perguntou qual carro havia passado, os repórteres disseram que era um novato, o tal de Senna...ele, sem dizer nada, saiu em direção aos boxes e claro, os outros repórteres intrigados foram atrás. Ele procurou o novato Senna e teve uma longa conversa com ele. Logo depois, Jack contou a um outro amigo repórter que jamais havia visto um piloto conseguir frear, debrear e acelerar, tudo ao mesmo tempo, com espaço tão pequeno entre essas três atitudes. Contou que fora atrás deste piloto para saber a técnica que usava, pois estava claro que alguém que fizesse aquilo com tanta agilidade, iria deixar todos os outros para trás...soube de Senna, que ele usava o pé direito de lado, com a ponta dos dedos no acelerador, e o calcanhar no freio, como se tivesse três pés ao dirigir...ficou abismado com a capacidade daquele novato. Em todos os treinos classificatórios, era a mesma história: Senna apenas observada no monitor as brigas na pista, analisando a volta de cada um e quando dava tempo para apenas duas últimas voltas, entrava no carro, saia e fazia a pole, sempre colocando mais de um segundo em cima do segundo colocado.
De outra, Celso Itiberê, famoso comentarista de F1 e de muita competência, fez um artigo intitulado “Sennasacional”, onde narrava o porque de Senna ter ganho o apelido “The Magic” e The Best”, citando a grande capacidade deste piloto em fazer o que para os outros ainda era impossível...era insuperável!
Apenas fico indignado, como Brasileiro, que com tantos exemplos deixados, não houve até os dias de hoje, um trabalho a altura do talento e dos exemplos deixados por Senna...Vejo os trabalhos mais competentes feitos por estrangeiros, mas NENHUM feito por Brasileiros, que seja fiel a verdade...e afinal, subsídios é o que se mais tem, com tantas imagens, reportagens e histórias. Aquele que com tanto orgulho nos fez ver o lado tão bom de ser Brasileiro, sacudindo a nossa Bandeira a cada vitória, não teve por parte de seus, um esforço mínimo para deixar aos mais novos as histórias mais fies sobre ele.
E os jovens de hoje??? Ouvem falar de Senna, que era o maior piloto entre os de seu tempo, ou o maior piloto de todos os tempos, mas sabem ou vêem o que, para saber até onde ele era realmente bom, tão bom o quanto é dito?? Qual o joven de hoje que já viu os pegas que Senna proporcionava? As maravilhosas brigas com Prost, Mansel, Piquet...briga de cachorro grande!! Senna com um carro que não corria, uma Lotus muito ruim, antigo e Piquet montado num foguete...e Piquet suou voltas e mais voltas até conseguir fazer a ultrapassagem..e vejam isso:
Dois grandes corredores, um já veterano e outro novato, duelando...uma cena inesquecível!
Em Mônaco, onde era insuperável, vimos constantes brigas, das do tipo “impossível de acontecer”, onde um piloto sensacional, conseguia vencer lutando contra outro montado no carro que era considerado um sonho por todos os outros...voltas e mais voltas segurando o “foguete” de Mansel..e ainda VENCENDO!!!! Como sempre, uma luta suada, uma vitória...SENNA NUNCA GANHOU UMA CORRIGA, ELE VENCIA!!! Ganhar ficou por conta de schummacher.
Olhem isso:
E daí que vem este post. Os jovens de hoje conhecem a verdadeira história de Senna?? Se não, leiam:
Um garoto que se destacou ganhando tudo em que corria, fora contratado pela Tolleman, uma escuderia pequena, após ter sido vetado sua entrada na Willians (do qual já havia feito testes com resultados surpreendentes)...vetada pelo seu piloto numero 1, Nelson Piquet, contra a vontade do dono da equipe, Frank Willians...mas que acabou acatando o pedido de seu primeiro piloto.
Estreando na F1 em uma Tolleman, fez as suas primeiras corridas surpreendendo pela pilotagem, e em uma prova onde chuveu, fez seu maior feito, de até então, ultrapassando com facilidade todos a sUa frente, inclusive o lendário Nikki Lauda...que estava em segundo, só que, a distância até o primeiro era grande, de mais de 20 segundos...e fez o impossível. A cada volta, tirava de três a cinco segundos em relação ao primeiro...o narrador da prova já estava rouco de tanto vibrar com tal desempenho. Na volta em que estava ultrapassando o primeiro colocado, foi surpreendido com a suspensão da prova, mas já o havia ultrapassado e era o ganhador... até ser comunicado que a prova somente valeria a uma volta atrás, ou seja, seria somente considerada as posições da penúltima volta. A verdade dos fatos: O diretor da prova era Frances...o presidente da Fia (Federação Internacional de Automobilismo), Sr. Jean-Marie Ballestre também era Frances e o primeiro colocado que havia sido ultrapassado pelo novato, Sr. Allan Prost também era Frances...!!! Senna passara a conhecer o mundo dos negócios e as políticas da F1. Muito se ganha com os direitos de imagem da F1 no mundo todo, fora os prêmios, apostas, dentre muitas outras coisas...e quem detém esses ganhos? O Sr. Bernie Ecclestone, detentor dos direitos de divulgação e imagens da F1.
Correndo pela Tolleman, é convidado pela Lotus para um contrato milionário...em sua terceira corrida por essa escuderia, tem a sua primeira vitória oficial em Estoril, mas não antes das primeiras poles. Verdade que a Lotus era um carro mediano, lento e pesado demais, mas...Senna estava pilotando! Foram três temporadas pela Lotus, com incontáveis e suadas vitórias e poles, ate ser contratado pela MacLaren.
No ano de 1988 corre sua primeira temporada em uma escuderia grande, ao lado (Ironia...) de Allan Prost. Bate todos os recordes da F1, inclusive de números de vitórias e poles em uma única temporada, sendo consagrado campeão mundial. Atônito, Prost que era chamado de “professor”, vê sua fama arranhada pelo talento do companheiro e, no ano seguinte luta incansavelmente até chegar ao final da temporada, na última prova, com uma diferença de apenas um ponto entre os dois, ou seja, quem vencesse a prova seria campeão. Na verdade, Senna estava a um ponto atrás, se vencesse seria campeão, mas se saísse da prova sem pontos, perderia o campeonato. Prost só seria campeão chegando a frente de Senna, e sabendo como era o Senna e quem era ele, sabendo que Senna iria correr com uma faca entre os dentes, fez a sua “política”. Na largada, na primeira curva, Prost ia por fora e faz a curva antes que a mesma começasse, como se fosse subir na grama, batendo no carro de Senna, onde os dois saem da pista. Prost rapidamente abandona o carro enquanto Senna pede aos fiscais de pista que empurrem seu carro para voltar em último e bem atrás da turma. Ao ver a volta de Senna a pista, Prost corre para a sala do diretor de prova, onde se encontrava Ballestre e...Senna é desclassificado ao término da prova, por ter sido empurrado pelos fiscais. Senna volta em último, muito atrás, faz uma corrida fantástica, ultrapassa todos na raça e vence a corrida, mas é impedido de subir ao pódio. Prost é declarado campeão mundial de 1999.
Nos bastidores e aos repórteres, ao comentar a ilegalidade da sacanagem feita (sim, sacanagem!! Pois só esta palavra, explica tal situação), Senna informa que vídeos de tomada por cima, mostram que Prost bateu na intenção de retira-lo e ganhar o campeonato de forma ilícita, acobertado pelo presidente da FIA, se tornou campeão. Por essa declaração, Jeam –Marrie Ballestre, não concede a super licença (do qual todo piloto tem de requerer para poder pilotar um F1 a cada ano)a Ayrton Senna, sem este, antes, se retratar públicamente pedindo desculpas...sem ter outra alternativa, tendo as corridas como sua vida e, diante de tal exemplo de mau caratismo, não vê outra alternativa e se retrata para poder correr o próximo campeonato. Fora vítima de uma chantagem pública, pois qualquer presidente jamais teria como fundamento tal alegação para impedir qualquer outro piloto de correr...e sem ver qualquer outro que de forma digna, tivesse a coragem de estar a seu lado...era o mundo dos negócios, da política e do esporte fabricado.
A verdade é que, Senna contrariava as previsões de vitórias, pois ganhava até mesmo com um carro velho,lento e ruim, e isso contrariava e muito os interesses dos cartolas da F1. Jamais entrou em acordo de “deixar ganhar”, sempre dizendo que a corrida se decidia nas pistas, e isso irritava mais ainda os cartolas...!!!Foi o grande entrave desses cartolas e a pedra no sapato de Bernie Ecclestone e Ballestre. GanhA-se muito em apostas, mais do que nós podemos imaginar!! Uma zebra, um que ganhe na raça, trás muitos prejuízos a esses.
No ano seguinte, Senna mostra a Ballestre, Ecclestone e Prost como um feitiço pode se voltar contra o feiticeiro. Deixando o campeonato da mesma forma que no ano anterior, mas estando um ponto a frente de Prost, faz a mesma manobra que Prost fez no ano anterior, e bate, saindo os dois, só que desta vez a coisa foi bem feita, sem a mínima chance de Prost voltar...e ganha seu segundo campeonato mostrando a Pros e Cia que, pode usar dos mesmo artifícios que eles, mas com muito mais efeito. Seria, na verdade, seu terceiro campeonato. E assim Senna peita e mostra aos cartolas que tem capacidade de enfrentar cada um deles, ou todos ao mesmo tempo, se valendo apenas de um artifício: sua CAPACIPADE e COMPETÊNCIA.
Vejam este vídeo que mostra um pouco de tudo que foi contado:
Fora o campeonato roubado, Senna perdeu apenas dois campeonatos em que correu com um carro de frente, das escuderias grandes, e os perdeu apensa porque despontava um carro imbatível, os Willians que voavam...com tecnologia revolucionária em suspensção, freio, controle de tração, fazia deste carro, um carro completo. Não fosse isso, teria ganho também esses dois últimos anos, Foi Campeão em 88/90/91, sendo roubado em 89...perdeu em 92 e 93 pelo surgimento deste carro fantástico, os Wilians, que já haviam se destacado nos anos de 90/91, chegando ao seu auge em 92/93, mas tendo seu término em 94, pelo acidente que provocou o desastre que todos conhecemos. Senna em 90 e 91 correu sempre desafiado pela maquina perfeita que eram as Willians, mas sempre as superando, como se viu no vídeos mais acima. Vencia no braço, por pura capacidade. Foi um piloto excepcional, muito acima dos carros que pilotava, ou que iria pilotar.
Jean-Marrie Ballestre antes de morrer, já bastante velho e com uma saúde muito precária, declarou viver arrependido da ajuda que deu a Prost, e ter prejudicado tanto a Senna.
Vocês conhecem as regras que mudam na formula 1, até mesmo no meio da temporada. Regras como a mudança de pneus, ou de seu uso...regras de mudança de limite de pressão do motor, ou seu giro (capacidade), dentre muitas outras coisas. Vimos recentemente regras serem mudadas para beneficiar uma única escuderia, como aconteceu diversas vezes com a Ferrari. Vimos pilotos vencerem não um, mas diversos campeonatos batendo no adversário para o tira-lo da prova e ser campeão, como foram os vários campeonatos de schummacher...Campeonatos onde não houveram vitórias, mas sim, o piloto as ganhou...como um presente, resultado único da política e acordos feitos fora das pistas.
Senna se foi por quebra de uma solda mal feita no braço de direção de sua Willians em 94, em Imola, onde não queria correr pelo perigo existente e depois dos vários acidentes ocorridos naquele final de semana. Após reunião entre os pilotos, convocada por ele, somente poderia ser suspensa a corrida em caso de unanimidade na decisão...todos concordaram, menos um: Michael Schummacher. Final de semana com muitos acidentes graves, uma morte, corrida mantida por força de um...e a tragédia! Naquele ano de 1994, Michael Schummacher conseguiu seu primeiro campeonato mundial.
Senna, inegavelmente, foi o maior piloto de todos os tempos, vencendo sempre a adversidade, a política existente e os acordos...vencia na raça e por puro talento.
Senna transcendeu seu espaço, sua posição, chegando a ser admirado não somente pelo seu talento, não somente por ser o piloto que era, mas antes de mais nada, era admirado como ser humano...daí sua distancia em comparação a outros pilotos...este vídeo postado abaixo, tem o titulo “Porque schummacher jamais será um Senna”, e diz tudo:
ISSO ERA O SENNA!!!
Difícil é ver, hoje em dia, os jovens Brasileiros dizendo que schummacher é o maior piloto de todos os tempos...ver um Galvão Bueno chamando seu mais novo amiguinho de “schummi”, depois de ter tido contato com tudo isso, mais que saber de toda essas histórias e ver outros comentaristas rendendo homenagens ao “schummi”...pior ainda, é ver a rede globo tocar a musica “tema da vitória”, que tanto marcou as vitórias de Senna, em outras vitórias que nada tem mais a ver com aquele talento e raça que nos acostumamos...
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Nossos Verdadeiros Patrimônios Nacionais (Ayrton Senna)
Postado por Marquer às 21:59
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