quarta-feira, 13 de junho de 2007

Pessimismo ou Realidade


È difícil saber o quanto vai uma coisa até se transformar em outra! Ou você vê a realidade tal qual como ela é e acaba se achando até pessimista demais, ou você está sendo pessimista ao ponto de chegar as raias da fantasia...e o que norteia isso, como diferenciar? Acho fácil! Olhe sempre para os resultados, eles dizem tudo sobre o caminho percorrido, e em uma análise mais detalhada, você consegue ver até mesmo os meandros da coisa toda, chegando ao que a deflagrou, ou seja, o intuito, a primeira ação e o sentido desta pelo panorama existente. Não acho que a vida seja difícil, muito pelo contrário, acho até fácil por certo lado, difícil são as pessoas e as relações com as pessoas...difícil é a covardia, a incoerência, a injustiça. Fora este lado da vida, as coisas são relativamente obvias, as pessoas que complicam!
A pessoa mais inteligente que já conheci, disse um dia que, “pelos frutos você reconhece a arvore”, pô, isso é muito mais profundo do que se vê de prema! Os resultados, as vezes, dizem tudo sobre o processo ou a pessoa. Daí penso e fico em uma dúvida atroz: este País é de gente honesta e capaz ou não? Ou até melhor, qual o percentual de divisão entre essas duas classes? Pelos resultados, acho que a segunda classe está muito a mais que a primeira, logo, não me acho tão pessimista assim...risos.
Honestidade e capacidade nada tem a ver com cultura, nível intelectual ou mesmo de inteligência. Uma pessoa pode não ter cultura alguma e ser muito inteligente. Outras podem ter muita cultura, e serem totalmente burras e incoerentes. Tem uma forma maior de burrice que a incoerência? Muita gente escreve muito errado (eu!) mas não perde a coerência do que diz, com tanta facilidade (nem sempre)...outras escrevem muito bem, de forma admirável, sob temas totalmente incoerentes e sem base própria.
Existe uma diferença nisso tudo: Inteligência e sabedoria! Muita gente que tem um nível intelectual alto é totalmente ignorante sob a sapiência, pois somente vê as coisas que estão muito próximas, as vê com total transparência, nos mínimos detalhes, mas são totalmente incapazes de ver os resultados a futuro, das mais obvias e triviais coisas que vão mais a frente. Uma pessoa sábia, sabe sempre que vivemos como se fizéssemos parte de uma grande corrente interligada, ou uma teia, onde cada coisa que afeta a um, acaba sempre afetando ao outro, de uma forma ou de outra, ou em tempo diferente. A pessoa sábia vê isso, as inteligentes não! Um bom exemplo disso é que, você sai de carro todo dia para o trabalho, logo após a sua rua, você pega uma via de mão dupla, com canteiro de divisão. No meio da extensão desta via, há um retorno, do qual, as pessoas que residem do outro lado da mão que você pega para ir ao trabalho (o sentido da mão que segue para o centro da cidade), tem de pegar o contorno para seguir para o centro. Acontece que este contorno sempre está com uma fila enorme, provocando um engarrafamento, e isso porque? Por que as pessoas, como você, que seguem na outra via, são incapazes de diminuir a velocidade ao ponto de ir deixando os carros do contorno irem saindo aos poucos, como intercalando aos da via, ou seja, passa-se um, o de trás diminui e deixa o outro passar e logo segue atrás, e o que vem mais atrás faz a mesma coisa, para não deixar haver engarrafamento na via contraria. Isso seria o normal e mais inteligente a ser feito, não? NÃO!! ISSO SERIA O MAIS SÁBIO!! Quantas pessoas você conhece e vê fazendo ao contrário, não dando nenhuma chance do outro também seguir? E essas mesmas pessoas, ao voltar do trabalho, pegam o mesmo engarrafamento, sempre, todo dia, do qual elas mesmas ajudam a provocar quando vão no sentido contrário, mas todo dia praguejam e xingam com impaciência por aquele engarrafamento diário, como se não contribuíssem para aquilo!!! São médicos, advogados, engenheiros...todos pessoas inteligentes, que passaram em seus cursos como os mais bem colocados... que com seu trabalho, conseguem comprar carros todo ano, apartamentos, casas de praia, de campo...ganham bem, são inteligentíssimos, mas nada sábios. E quantas pessoas pobres, assalariadas, você vê fazendo isso? Muitas!!...na mesma quantidade. Quantas não furam a fila e acham que isso é apenas uma esperteza?
Claro que, quanto mais acesso a cultura tiver o povo, mais fácil de entender coisas mais elementares, inclusive a sua importância como algo social, coletivo (em primeira instância)...um País que quer crescer, lógico que investe massivamente em cultura e preparo do seu povo, a exemplo de Alemanha e Japão, dentre muitos outros...outros que inclusive, há 40 anos atrás, eram muito mais atrasados que o Brasil, muito mesmo...e hoje são países ricos e prósperos. Você sabia que a LG, que faz produtos de grande qualidade, com muito mais opcionais, mais avançados e mais baratos que os da concorrência, é coreana?
No Brasil, se enfrentarmos a realidade sem hipocrisia e covardia, poderemos ter um grande País a futuro...mas não é o que vem acontecendo! Olha o empresário Brasileiro, como ele pensa...quanto mais lucro, mais poder, mais dinheiro em sua contra, mais a empresa cresce, mas...os salários de seus empregados diminui, isso porque, crescendo e se tornando uma grande empresa, o empregado tem de escolher pela segurança e estabilidade do emprego (uma empresa grande não quebra com tanta facilidade que uma pequena) contra salários menores. O empresário, de uma forma geral, quer montar uma empresa, ganhar muito pra ter o máximo possível que puder, em imóveis, carros, conforto e bens...representado por poder. Isso que ele quer, PODER! Poxa, todos nós sabemos que, para um ter, outro tem de perder. Há sempre uma disputa e uma divisão, mas quando um tem muito mais do que precisa, outro fica sem o mínimo necessário para continuar, e como resultado disso, temos a fome, miséria e conseqüente violência. Esses empresários são tão sábios, que os filhos deles hoje, no rio de Janeiro e São Paulo, não podem mais ir e vir nas ruas, sem o perigo de um assalto, um seqüestro e conseqüente morte! Muita gente com mais de 10 apartamentos, três cinco carros na garagem, que são trocados todos o ano pelo modelo mais novo, casa de campo, de praia...quantos bens!! Pra que ele tenha isso tudo, muitos deixam de ter até mesmo o mais elementar a se viver,e se tornam a maior ameaça a seus próprios filhos e netos. Como são inteligentes, não? Sábios...!!!
...Mas, deixo claro que não sou comunista, muito pelo contrário!! Comunismo é o forma mais burra e velada de governo, onde se tira os resultados merecidos dos mais capazes, dando vezes de se ter, a aqueles que ao menos querem se esforçar para tal...acredito no desenvolvimento do ser humano, e todo o governo pode e deve cumprir esta função, sendo responsável pela criança e pelo idoso, deixando aos da vez, serem responsáveis pelo sustento desta parte da sociedade...mas a orientando, porque, oras, se uma campanha muito bem feita, de conscientização, fez diminuir drasticamente o numero de fumantes no Brasil, a contaminação por AIDS, dentre outras (mas so obtiveram resultados as que foram feitas de forma inteligente e capaz), porque uma forma de governo mais presente e esclarecedor não teria resultados na sociedade? Cabe ao governo, governar, orientar, ensinar, dar subsídios ao desenvolvimento, fiscalizar e regular! Todo ser humano quer crescer, aprender e bem viver...mas so o governo não viu isso ainda. Vê apenas o povo como gado!
...Mas, fora os vôos na utopia...
Faço outro post, que este já ta muito grandinho, pra falar como se educou moralmente milhões de brasileiros de uma forma eficiente e fácil, através de um programa manipulado, chamado BBB, e de grande aceitação popular.

 
IP