segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Honduras, em “Curto e Grosso” – Uma Questão de Honestidade e Capacidade Mental


O Art 239 da constituição Hondurenha diz: "O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou indicado. Quem transgredir essa disposição ou propuser a sua reforma, assim como aqueles que o apoiarem direta ou indiretamente, perderão imediatamente seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública".

O Art. 272 da mesma constituição diz: “As Forças Armadas de Honduras são uma Instituição Nacional de caráter permanente, essencialmente profissional, apolítica, obediente e não deliberante. São constituídas para defender a integridade territorial e a soberania da República, manter a paz, a ordem pública e o império da Constituição, os princípios do livre sufrágio e a alternância no exercício da Presidência da República."

A Suprema Corte Hondurenha, após ter julgado o caso, e diante da insistência de zelaya em transgredir a Carta Maior, ordenou que as Forças Armadas removessem Zelaya do cargo. O Presidente do Congresso * (congresso este que se dignou a seguir a constituição - ao contrario do que vem costumando acontecer entre seus vizinhos de baixo - e condenou a ilegalidade do ato imposto por zelaya sobre um plebiscito), * Roberto Micheletti, assumiu o poder. O atual presidente interino promoverá novas eleições em novembro, como dita a constituição daquele país. Ao contrário do que acontece entre seus vizinhos, que nunca seguem a própria constituição...

Segundo artigo publicado na revista Economist, pesquisa feita dá conta de que apenas 25% da população Hondurenha quer a sua volta.

Após ter entrado ilegalmente no País, com ajuda internacional (Brasil e Venezuela) e da sacada da embaixada brasileira (onde segue protegido, desrespeitando qualquer lei internacional, que ao parecer, em nada parecem conhecer os diplomatas e especialistas em relações internacionais brasileiros!), zelaya promove um levante e manifestação de rua que culminou em saques a supermercados, incêndios, quebradeira de lojas, bancos, casas...mortes! Em total desalinho com uma manifestação política, e sim afinada a delinqüência e criminalidade, comprovando a espécie que o acompanha, ou seja, seus 25% de seguidores naquele País.

Em resumo, zelaya desrespeitou a constituição em perfeito crime. Foi julgado pelos poderes do legislativo e do judiciário, e pelos dois foi condenado. Mesmo julgado, insistiu na execução do julgado ato ilegal. As forças armadas foram acionadas pelo judiciário daquele País para execução da ordem constitucional. Após terem cumprido a ordem, foi colocado no poder (pela falta de vice-presidente que havia renunciado ao cargo) o que previa a própria constituição, ou seja, na falta de vice-presidente, assume o presidente do congresso...e assim foi feito. Retirada do cenário a força militar, o governo do País foi restituído às mãos de civis, que no caso, o atual presidente interino é do mesmo partido do presidente deposto! Interessante este “golpe”, não?

...GOLPE????

O entendimento neste caso corre sob duas vias: Ou a imprensa é formada por pessoas sem qualquer capacidade mental para entender caso tão simples, ou a desonestidade, a serviço de outros motivos, como a venalidade das instituições e pessoas, estão em seu topo.

Ou a imprensa já se certificou que apenas trabalha em direção a acéfalos, incultos e incapazes de pensar, ou as forças de esquerda tem muito mais $valor$ do que se supunha, pois veja...

...a quem interessaria sustentar tal mentira (de golpe) e intromissão em assuntos soberanos que cabem apenas as coisas internas daquele país?

Ou será que estamos falando em um seguimento que validaria qualquer ato neste sentido, ou seja, a sustentação de se manter (por longo tempo) no poder sob qualquer meio, lícito ou não...sob qualquer alegação, por mais demagógica, marginal e mentirosa que seja???

Senão pela sede de permanência eterna no poder, e pela mortificação de uma democracia que só exista para os hipócritas, falsários, enganadores e marginais... qual mais entendimento fundamentaria tais distorções? Ou um estado criminoso, por e para criminosos, ou...o mais verdadeiro: Um bloco ditatorial que levaria todo um continente ao comunismo, como vem se esquematizando por toda a America Latina e central. Ainda assim, teríamos matado o probleme na primaira conclusão já tirada em início do parágrafo. E tão claro o planejamento que até dói ver quem não tem a capacidade de enxergar coisa tão óbvia! Hilário, se em lembrança da antiga URSS...!!! Coisa de povo subdesenvolvido mesmo.

O que verdadeiramente está em jogo em Honduras, é a certificação da Democracia como sentido social e político daquele País, ou a ditadura calcada na forja de eleições manipuladas, mista com a enganação feita a maioria, ainda que pela troca de votos por dinheiro em programetos sociais de marginais. As mentiras de zelaya ja certificam sua verdadeira índole e real objetivo.

As mentiras do mentiroso compulsivo brasileiro também! A atual política diplomatica brasileira também...!!!

Claro que para a cabeça de um descerebrado, tudo isso não passa de grande confusão difícil de entender...um grande mistério!!! Mas para quem não tem preguiça de pensar... fica fácil de entender!!!

O que fica difícil ao entendimento é o porque de só agora a imprensa mundial descobrir a Constituição Hondurenha, e que a mesma é tão clara que se afasta do costume dos advogadinhos de porta de cadeia, ou seja, está livre de “interpretações.

Agem agora como os advogadinhos, aqueles mesmo que enriquecem inocentando estupradores, criminosos de toda a espécie, fraudadores, corruPTos...aqueles que se dedicam a achar brechas na lei para inocentar marginais...mas sem conseguir enganar a interpretação de um texto enxuto, direto e conciso, a imprensa agora se dirige apenas aos de pouca capacidade mental, ou os de quase nenhuma informação ou cultura.

Para esses, houve GOLPE, mesmo que não consigam explicar o porque de tê-lo sido.




PS- Conhecem a história do pai de zelaya? Não? Deveriam! Procurem saber e conhecerão mais do que seja crueldade, dissimulação, crime, mentira, tiranismo...Quantas mortes ele conseguiu proporcinar a inocentes ao longo de sua desprezível vida. O filho é fiel a história de seu pai.

 
IP