domingo, 2 de março de 2008

A Eterna Mania, dos Sempre Ignorantes

Essa me fugiu! Já procurei, pesquisei, cacei e não consegui encontrar.

A algum tempo atrás, vi uma matéria no telejornal em que um nordestino havia desenvolvido uma invenção sua, de um filtro de barro muito simples na confecção, em que a água dele saia totalmente limpa. Livre de bactérias, fungos e vírus, conseguindo assim um meio de armazenamento de água que garante a segurança da saúde do consumidor. Este nordestino estava pleiteando uma verba do governo para poder fabricar este invento em larga escala, inclusive fornecendo a um valor abaixo dos filtros normais e mais baratos (os mesmos de barros simples, mas que não tinham esta capacidade e característica), e chegando ao ponto de querer fornecer este filtro gratuitamente a famílias pobres. Não conseguiu tal verba.

Na mesma matéria, houve um bloco em que um cientista da UNICAMP teria pego um exemplar para examiná-lo nos laboratórios e fazer todos os testes necessários. Resultado dos testes: Fora descoberto que, da forma mais incrível possível, o filtro realmente cumpria tudo o que o inventor afirmava, deixando a água totalmente livre de causadores e vetores...totalmente saneada, sem a intervenção de qualquer outro componente químico, como o cloro! Seria incrível este artefato ser fornecido as famílias que vivessem em locais sem saneamento básico (que hoje se sabe que 40% da população vive nessas condições). Mas de forma inaceitável e sem qualquer fundamento, o governo negou verba ao desenvolvimento desta invenção, apesar de todos os resultados apresentados pelos testes da UNICAMP...!!!

Agora, vejam bem como um País podem ser ignóbil, e seu povo ser tão desprezível quanto a sua própria ignorância.

Abaixo segue uma reportagem datada de Fevereiro/2008.


“Filtro completo em um canudinho O canudo que transforma água contaminada em potável removendo bactérias e vírus – e outras invenções para ajuda humanitária . Às vezes, as tecnologias mais simples têm o maior impacto na vida das pessoas. Veja como exemplo o sistema de filtragem móvel da empresa suíça Vestergaard Frandsen, batizado de LifeStraw (“canudo da vida”). É um tubo de plástico azul – mas muito mais grosso que um canudinho comum – contendo filtros que tornam potável a água contaminada com microorganismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia.

Os filtros, fabricados em resina halógena, matam quase 100% das bactérias e cerca de 99% dos vírus que passam pelo LifeStraw. A University of North Carolina em Chapel Hill testou o canudo com uma amostra de água contendo as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, e mais iodo e prata. Os resultados indicam que o LifeStraw filtrou todos os contaminantes a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água.

No entanto, o canudo não filtra metais pesados como ferro ou flúor, nem remove parasitas como a giárdia ou o criptosporídio, apesar de o CEO da empresa, Mikkel Vestergaard Frandsen, afirmar que há uma versão do LifeStraw disponível para grupos de ajuda humanitária em Bangladesh e na Índia capaz de filtrar arsênico.
LIFESTRAW: é um sistema pessoal de filtragem que torna potável a água cheia de microorganismos causadores de diarréia”


Quantas mais invenções já foram obras de Brasileiros e, estranhamente foram registradas por estrangeiros? Santos Dumont foi o primeiro homem a inventar uma maquina que decolava, alçava vôo e pousava, tal qual o avião como o é hoje. Mas os irmãos Wrigth, segundo os Norte Americanos, foram os verdadeiros inventores...quando fizeram uma armação com aerodinâmica, conseguir planar, sem ter decolado ou ao menos pousado. E ainda assim, vários outros paises, em principal os Europeus, dão esta honra aos Norte Americanos...!

Aliás, alguém já soube da descoberta mais que passada, de uma pesquisadora da USP que descobriu que o uso de borra de café nas águas paradas impedem o desenvolvimento da larva do mosquito da dengue? Esta informação foi divulgada pelo governo? Esta pesquisadora recebeu verba alternativa para o desenvolvimento de sua descoberta? Esta descoberta foi usada de alguma forma pelo governo em benefício da população??? Não, ao invés disso o governo compra a peso de ouro, de Cuba, infinitas doses do remédio caríssimo de combate a dengue que por lá é fabricado...!

...Nunca seremos de Primeiro Mundo...não podemos!

Nos falta fibra, coragem, honestidade, perseverança, espírito, inteligência...ordem e progresso.

 
IP