segunda-feira, 31 de março de 2008

Nota Para Quem Nota

A receita é sempre a mesma. E esta receita, para quem nota, descreve muito mais do que se possa suspeitar. Basta descer no detalhe.

Desde seu início, este desgoverno segue a risca, em caso de escândalos (que nunca cessam), a mesma receita que todos já conhecemos: escândalo envolvendo petistas e altos escalões diretamente ligados (sempre!) a inácio da silva que vem a público e toma vulto. O acusado faz cara de inocente, de homem ilibado e correto, negando tudo. O presimente diz não saber de nada, se faz de desentendido e enrola até que o autor se enrole tanto que fique insustentável sua permanência no cargo. Se livra dele, faz cara de coitado traído e tudo fica bem para mais outro escândalo a futuro... que certamente acontecerá!

Porém, para quem pensa e nota...muita coisa advém disto!...e mais, na maioria das vezes, nem precisa entender de política ou mesmo se dar ao trabalho de muito pensar.

No caso da divulgação das contas do FHC e Dona Ruth, certas coisas ficam tão claras que é impossível aceitar que pessoas de boa índole não vejam coisas tão transparentes.

Uma é que, somente a Presidência da República, diretamente pelas mãos de seu primeiro posto, pode ter acesso as contas de antigos presidentes. Outra é que, depois de vários desmentidos por parte de TCU e de outras fontes que foram usadas em álibis mentirosos, se obteve a certeza que houve má fé e bandidagem (sim, porque quem age assim é bandido e marginal) por parte de seus autores, que negam ser os verdadeiros autores (a procura de mais um laranja pra levar a culpa). Mais outra é que, de forma óbvia, a sustentação da ocultação da verdade sobre os gastos Presidências sob a justificativa de rubrica “Segurança Nacional” caiu, a partir do momento que se divulgou os gastos do último Presidente. Isso é óbvio, e tão óbvio que quem não vê, so pode estar de má fé. Ou seja, com o intuito de esconder crimes!

Mas o mais óbvio disso tudo é que, para resolver isso, em uma época em que “se diz” que o presimente tem a sua maior popularidade e justamente para salvaguarda-la, bastaria apenas abrir os gastos da Presidência! Óbvio, não? Tão na cara, não?

Diante de acusações tão graves e por sombra de crime reincidente (abertura de contas particulares ilegalmente tornadas públicas, como no caso do caseiro Francenildo), bastaria apenas, até mesmo por força da gravidade do caso, provar que suas contas nada tem de ilegal. E para isso bastaria mostrá-las, torná-las públicas...como fez com outras.

Mas...quem não deve, não teme, não é verdade?

Já notaram o quanto este presimente fica nervoso ao tocar neste caso? Já notaram como TODOS os petistas estão se mobilizando para a não abertura das contas? Será que sabem de tudo? Certamente que, depois da publicação por toda a imprensa de compra de materiais de construção feitas com cartão corporativo, cujo o dono (do cartão) é o segurança de sua filha Lurian...depois de TODOS sabermos de que seu salário jamais poderia pagar cirurgias estéticas e vestidos caríssimos...nem ao menos poderia proporcionar passeios da cadelinha de carro oficial do gabinete da Presidência, bem como as suspeitas de reforma de apartamento de inácio da silva e muuuuuitas outras coisas, o nervosismo realmente fica inerente ao caso...

...mas...pra que nervosismo? Não há Homens neste País que o faça se tornar uma Pátria séria! Todo o tipo de crime pode ser cometido, sem qualquer prejuízo a seus autores. Desde crime de divulgação de extrato bancário de outra pessoa (que fora furtado), ate mesmo a se tornar público as contas do antigo Presidente, sem o compromisso de abrir as do atual. Pode-se até mesmo trocar o que seja gasto pessoal e particular com gasto funcional, o que é inerente ao desempenho de sua função profissional ou institucional...pode-se tudo! Pode-se até roubar sem qualquer culpabilidade judicial.

Ta nervosinho porque? Se já que a receita do bolo segue a risca, e do forno vai sair mais um bolo de laranja ...que cismam em chamar de pizza.

Ahhhhh...deve ser por isso! Este pessoal maldoso insiste em desrespeitar chamando o bolo de laranja... de pizza!

 
IP