sábado, 25 de outubro de 2008

Nióbio

O nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb , número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atômica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou 5B da classificação periódica dos elementos. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett.

É um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contado com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo (elemento químico), que está situado no mesmo grupo. O metal começa a oxidar-se com o ar a 200 °C e seus estados de oxidação mais comuns são +2, +3 e +5.

È a matéria prima de certas ligas e essas ligas, devido a sua resistência, são geralmente usadas para a fabricação de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias;

Usado em indústrias nucleares devido a sua baixa captura de neutrons termais;

Quantidades apreciáveis de níóbio são utilizados em superligas para fabricação de componentes de motores de jatos , subconjuntos de foguetes , ou seja, equipamentos que necessitem altas resistências a combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini;

O nióbio está sendo avaliado como uma alternativa ao tântalo para a utilização em capacitores.;

O nióbio se converte num supercondutor quando reduzido a temperaturas criogênicas. Na pressão atmosférica, tem a mais alta temperatura crítica entre os elementos supercondutores, 9,3 K. Além disso, é um dos três elementos supercondutores que são do tipo II ( os outros são o vanádio e o tecnécio ), significando que continuam sendo supercondutores quando submetidos a elevados campos magnéticos.





O Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo com uma reserva superior a 97% (Raposa Serra do Sol). Outra reserva importante de minerais de nióbio é da Rússia com aproximadamente 2% da produção mundial. Ou seja, o Brasil é o DONO deste mineral...detém a exclusividade deste mercado...ou deveria deter!

E por tais características se torna indispensável a certos segmentos de mercado, como a industria bélica nuclear e a aero-espacial, bem como na produção de TODOS os motores com capacidade supersônica.

Melhor entendendo: Sem este metal seria impossível o desenvolvimento da tecnologia espacial. Jamais veríamos um ônibus espacial ser lançado, o homem ter ido a lua (mesmo com todas as controvérsias), os satélites que são lançados as centenas destes últimos anos pelas nações mais desenvolvidas...ou mesmo teriam ultrapassado a barreira do som!

Dá pra ter uma idéia do valor deste metal no mercado mundial? E do quanto necessitam dele, inclusive para a liderança nuclear do planeta? Não se está falando de pouca coisa não...é MUITA coisa SIM!!!!

Qualquer País que detivesse a exclusividade de tal mineral seria imensamente rico, tendo todo o mundo em suas mãos! Por muito menos, vemos uma Arábia riquíssima, por conta do petróleo...

O Brasil detém 97% de todas as reservas mundiais deste mineral em seu território, mas conta com taxas ridículas de exportação sob esta rubrica.

O engraçado é que, por aqui parece não se extrair, ou exportar, mas olha o desenvolvimento dos Países ricos, no caso das industrias aero-espacial e bélica! Será que para eles cai do céu, ou será que extraem lá da lua? ...na lua tem NIÓBIO???



Você já tinha ouvido falar de NIÓBIO, ou ao menos sabia o que era e pra que servia?

Pois é...se somarmos essas informações ao fato de, na sua primeira semana de governo, inácio da silva, o presimente, demarca por decreto o território indígena raposa Serra do Sol, isso em 2003, fato que causou bastante estranheza a todos, pois era um assunto a ser ainda muito discutido e carente de um estudo maior. Atropelou a todos e sem qualquer explicação faz as pressas um decreto deste tipo...

Após isso, vimos mais de 1.300 ONGS estrangeiras se instalarem ao redor desta área e por toda a Amazônia. Todas elas com uma “preocupação” demasiada pelos povos indígenas. Comparado a isso, não temos ao menos uma ONG estrangeira preocupada com a seca do nordeste, e nem com as centenas de crianças nordestinas que morrem de sede e fome, em total miséria...Estranho, não? Estranho ou ponto para quem gosta de pensar e concatenar idéias??? Muitas vezes, um ponto é mais que uma letra. É toda uma frase!

Não há explicação plausível para o que foi descrito aqui. ...bem, há sim: Recentemente, e estranhamente (novamente) o sr. Presimente voltou, por decreto (2008) a demarcar essas terras, estendendo-as até as fronteiras internacionais, com a exigência estranha, sinistra e denunciadora de que todo e qualquer um que não seja da tribo indicada deverá ser expulso daquela área...área de fronteira internacional e que ficará totalmente desprotegida, aberta, contando somente com a presença dos índios da tribo indicada. E disso se deu aquela polêmica com o General Heleno e sua denúncia.



Quantas tribos indígenas existem por toda a Amazônia? Mas, apenas uma recebe tal privilégio inexplicável! Certamente se dá por sua localização!

Fica claro o uso dos povos indígenas como escudo a propósitos escusos e marginais, tanto o quanto o uso de miseráveis na compra de votos! Fato este tão claro nos dias de hoje, que nem vale defender tal tese, por ter deixado de ser uma, tal sua clareza na intenção e efetivação!

Fome se mata com comida, e não com dinheiro. Índios devem receber, antes de mais nada, proteção, e não o abandono em uma área tão extensa e tão cobiçada quanto aquela...principalmente sendo detentora de tal riqueza. Mas com o estado em tal imposição presidencial a fronteiras abertas, podem entrar no País e saírem quando quiserem, inclusive levando o QUANTO quiserem...e agora mesmo que não constará qualquer taxa de exportação do nosso NIÓBIO!!! E NENHUMA riqueza entrando por esta via...

O interessante disso tudo? O tal presimente é nordestino, dito vitima direta da seca, e estudos recentes informam que por debaixo das terras da seca nordestina, existem incontáveis lençóis freáticos a serem explorados. A contar com o alto índice de luz do sol por toda região, ate mesmo energia não seria necessário para movimentar as bombas de poços que já deveriam ter sido construídos e estar abastecendo toda aquela gente, evitando as tão costumeiras “mortes da seca”, dita como conhecida direta deste representante, mas que em 6 anos, NADA fez por “sua” gente. Poços tão baratos...energia solar viável e acessível a todos...todas as condições favoráveis a se parar de ver mortes tão covardes quanto as que lá acontecem e são costumeiras, mas... dar dinheiro a esta gente rende mais votos que dar comida! Votos ao sabor das mortes.

O Próprio NIÓBIO seria o financiador do desenvolvimento de toda aquela região, do fim de tais mortes tão desumanas, do fim da falta de dignidade de todo um povo, e de um único que ainda insiste em se apresentar como um presidente e homem honesto e competente...!!!

Da pra ver agora a relação tão estreita entre o bolsa-esmola e o NIÓBIO?

Ridículo falar em se taxar as faixas de trabalhadores (trabalhadores de VERDADE!) que realmente sustentam este País, para matar a fome dos mais necessitados, se há riqueza que o faça! Porém, se dou dinheiro em mãos de quem ao menos sabe usar, e no mesmo ato retiro (quebro!) daqueles que podem me ameaçar...pra ficar completo, só preciso colocar os índios (coitados) como bucha de balão (assim como os miseráveis) enquanto enriqueço com toda a fortuna que sai por debaixo da mesa, onde recebo polpudas propinas para acobertar isso tudo...

...toda a trajetória e todos os fatos por si só já se auto-explicam e se denunciam!

...é triste, mas é a verdade!

Sobre NIÓBIO, ainda falta falar mais, com muito mais propriedade... em uma próxima vez.




Agradecemos pela sugestão do Sr. Francisco Pinto, que indicou a abordagem de tal assunto, pela disparidade e absurdo natural existente em toda esta situação.

 
IP