segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A “Travação”

Um rede famosa de TV, campeã de audiência vai lançar a nova novela: A Travação.

Na história, um grande profissional da área digital (computação) arrisca toda sua credibilidade e profissionalismo em creditar a confiabilidade ao sistema de votação eleitoral ao qual foi responsável, que seria a prova de fraudes de qualquer tipo. No desenrolar da história, ele mesmo se vê enroscado com resultados que desabilitam todas as suas certezas e afirmações.

No desfecho, seu trabalho é ligado aos resultados mais que estranhos de pesquisas que apontavam uma candidata muito acima de seus adversários, mas que nas urnas, contraditoriamente, se vê em queda vertiginosa. Como a candidatura desta envolve muito mais coisas, inclusive os interesses dos mandatários do País, os acontecidos que a levaram para um segundo turno (apesar de grande distância do primeiro) foram todos peças importantes para os esclarecimentos que se deveria, principalmente na presença de problemas na apuração eletrônica desses votos.

Do problema na contabilização desses votos, vem o título da novela: A Travação.

Sem ter muito como, mas tentando, o galã da novela explica (em entrevista) que o atraso na apuração dos votos do maior colégio eleitoral do País se deu pelo “grande volume de dados sendo transmitido ao mesmo tempo”. Um dos entrevistadores pergunta se esta previsão não era tão óbvia no projeto... Se o sistema já não fora projetado para o volume e normas de envio de dados num mesmo horário, já que TODAS terminavam no mesmo momento (como em todos os anos acontecia, sem nunca ter dado ESTE problema) e, o por que justamente com o envolvimento de uma candidata do dito presimente (ops) que se apresentava com imbatível nas pesquisas?

Assim começa a grande trama.


PS – 49 de percentual em pesquisas, se transformar em menos de 25 no transcorrer da apuração até os 17% do total de urnas apuradas? Um terceiro lugar que vem engolindo o segundo e de repente TUDO TRAVA POR HORAS!! ...hehe. Tudo ajustado. Nada de fraudes! Tudo provado! ...foram ao segundo encostados, e livre de vergonhas presidenciais.

Já pensou na vergonha presimencial, se sua candidata, contrariando as “sérias pesquisas” caísse direto como vinha acontecendo antes da “travação”????
Agora podem até comemorar mais os resultados das pesquisas que dão 80% de aprovação nacional!

 
IP