domingo, 12 de outubro de 2008

O Fim do Voto livre

Carlos Ayres Brito, Presidente do TSE deu seu parecer, mais instrutivo do que informativo: “A obrigatoriedade de votar livra o eleitor da manipulação e das fraudes de todo tipo”. Conjunto a isso, foi determinado pelo TSE a proibição de celular nas cabines de votação.

Explicação simples, convincente, competente e verdadeira, fundamentada na lógica, pois pense: Em muitos lugares, candidatos que tem muita influencia local, querem que o eleitor tire uma foto com seu celular, comprovando que votou nele. Podem comprar votos desta forma! De outra forma, muitos que são forçados a votar em tal candidato, teriam sérios problemas se tivessem a liberdade de não ir votar. Seria mais ou menos como forçar a não ir votar, enquanto o grupo do candidato votaria lhe garantindo a vitória.

Certamente que pessoas humildes e sem muitas condições, vitimas certas deste tipo de candidato, sofreriam toda a espécie de força para não votar, ou para vender seu voto.

As leis e normas devem, antes de mais nada, amparar os direitos dos menos afortunados, garantindo-lhes segurança e possibilidades.

Diante disso, desta explicação, como podemos defender o direito de se poder ter liberdade de decidir votar ou não?

E por pior que seja, os mais necessitados devem ter prioridade! Se disso teremos de seguir obrigados a votar, em contradição até mesmo a direitos verdadeiros como democráticos...que sigamos assim por um verdadeiro estado de justiça.

E não poderemos deixar nunca de agradecer ao Ministro Carlos Ayres Brito por tão boa e tamanha consciência!

 
IP