quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Jornalismo Genuíno

Salvo raras exceções e pelo panorama atual, pouco conhecemos do que seja jornalismo de verdade. Certamente que, jornalismo não seja o cargo de obedecer ordens em detrimento até de sua moral ou profissionalismo, tipo o caso do reizinho que $mandou$ não mais publicar nada sobre a crise diplomática com a Itália, por conta de proteção a um marginal. Depois de sua ordem, a Rede Globo exibe sempre no Jornal Nacional, o crescente nível de emprego formal no País, deflação (como se não fizéssemos compras, ou não soubéssemos dos aumentos de TODOS os serviços essenciais!), a ótima situação política do País, pré-sal...risos! Nada de crise diplomática! Nada de “marolinha”. A verdade dos fatos... tudo sendo acobertado!!! Jornalismo...

Como seria uma entrevista a Glória Pires, feita por uma JORNALISTA DE VERDADE, com ela explicando tudo sobre o filme da vida de inácio da silva. Sobre uma superprodução milionária toda com investimentos do BB, Caixa, BNDS...hehe! Já pensou no filho de inácio da silva tendo de explicar como se tornou dono de um canal de tv?, ou como se tornou sócio da Telemar?, ou como comprou as diversas fazendas que hoje constam em seu nome? De zelador de um zoológico para o topo do mundo...

Faz uma idéia do que um jornalista de verdade poderia fazer ao entrevistar a primeira dama, perguntando de onde ela tirou 600 mil reais para fazer um plano previdenciário para seu netinho, da Brasilprev/BB??

...e sobre cartões corporativos? Mas apenas usando as informações que todos já conhecemos. Tipo um gasto 10 vezes maior neste governo em comparação ao governo passado...sobre uma reforma no apartamento de inácio da silva...sobre o que seja “segurança nacional”...essas coisas.

Agora, imaginem o caso Celso Daniel sendo debulhado por uma JORNALISTA DE VERDADE...ou um. O porque da família dele toda estar adida sob proteção do governo Francês...

...o sumiço de 7 milhões que fora dado a ONG Rede13 de sua filhinha lurian... e seu fechamento um mês depois de ter recebido tal quantia, sem qualquer prestação de contas!

Imagine uma JORNALISTA DE VERDADE entrevistando:
inácio da silva;
Os filhinhos lindinhos de inácio da silva;
franklin martins;
A primeira dama;
josé dirceu;
dilma roussef/estela
lula mendonça;
...berzoinni...

JORNALISMO DE VERDADE...você sabe o que é isso?

Veja neste vídeo o que seja uma profissional de verdade desta área...e depois lembre do que temos!!

E viva Dona Marlen Gonzales. Ela merece todo o reconhecimento. É uma Cubana de brio!



Imaginem chico buarque ou oscar niemayer respondendo a pergunta: “Porque você tem um apartamento na França, ao invés de ter um em cuba?” ...mas não veremos isso no Brasil! Os verdadeiramente bons são raros e pouco ou nenhum espaço tem.

PS- Salvaguardando jornalistas de verdade, grifa-se um protesto pelos mesmos serem tão poucos...raros na verdade. Grifa-se com ainda mais ênfase, o pouco espaço que esses raros possuem...quando tem.

 
IP