quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A Arte da Vida


Vida é Arte; A vida do Homem é a Sua Auto-expressão.

A perfeição fica bem representada por um circulo, onde uma coisa termina justamente onde começa, sem perder seu sentido ou qualidade de existência. Ainda temos muito pouca capacidade para entender o que seja perfeição, e a perfeição é “tão perfeita”, que não perde sua qualidade do elementar ao mais elaborado. A vida do Homem pode ser sua auto-expressão visto que ela é justamente um espelho do que ele seja
in natura em seus vários resultados. Tanto o quanto ele se torna justamente o que expressa, ou nos moldes que vive sua vida.

O bem não faz o mal, tanto o quanto o mal não tem o bem. (Do bem nenhum mal resultará, tanto o quanto nenhum mal pode criar o bem).

Daí, pensamos na relatividade, ou seja, Tudo Existe em Relatividade. Tudo existente na face da terra tem seu lado bom e seu lado ruim. Nada existe sob um mesmo lado ou sentido específico. Predomina uma face, mas sem nunca deixar que outra exista. E é nisso que resulta a perfeição. E por isso ainda não temos a capacidade de compreender a perfeição, pois ainda não conseguimos entender como o bem pode ter suas características ruins, e como o mal as vezes resulta em algo bom.

Para nós, não existem verdades absolutas ainda, porque não compreendemos com transparência uma totalidade absoluta.

Se descermos no detalhe, poderemos compreender que a vida do homem é a sua dignidade, se este mesmo a elevar ao absoluto. Com o material ou sem, será sempre digno. Se sua vida é o material ao absoluto, com o mesmo ou sem, jamais será digno.

Postemo-nos na Bifurcação Entre o Bem e o Mal, e disso se perde as verdades absolutas, quando vemos que a relatividade é presente e constante. Mas ganhamos a verdade absoluta ao vermos que uma sentença é inequívoca, sob qualquer aspecto, porque está viva e presente sem perder a sua qualidade específica e imutável, como a citada acima.

No terra-a-terra, vemos apenas que o mal não existe, existe sim é a ausência de Deus! Na presença de Deus, o mal sobressai apenas como mais uma ferramenta do bem.

Se olharmos essa vida como algo passageiro, o mal se torna apenas uma característica necessária e aceitável a evolução.



O texto acima está baseado em alguns preceitos da Instituição Religiosa Perfeita Liberdade (PL), de origem japonesa.

 
IP