quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Nosso Primeiro Patrimônio Nacional

Todos já sabem e conhecem a história, mas alguém já parou pra prestar atenção à história em suas particularidades, ou ficaram presos as versões que professores desavisados ou enlatados nos passaram, tipo aquelas coisas de necessidades fisiológicas ou pequenos defeitos humanos suplantarem os exemplos magníficos de dignidade que deveriam ficar no final como um todo?

Que versão da história de D. Pedro I você conhece? A de que era extremamente mulherengo? Um boa vida que só queria descansar e se divertir...aquele que proclamou a independência por puro casualismo ou comodismo sobre tal situação, ou apenas pra fazer cena e se aproveitar dos benefícios disso?



Não eram essas as características que nos foram passadas nas salas de aula? E por mais impressionante que possa ser, foram passadas em detrimento aos outros muitos exemplos que dizem muito mais da verdade dos fatos que essas características que não geraram ou foram de importância aos fatos verdadeiramente históricos, ou seja, ao menos, por simples e livre associação, podem ser verdadeiras. E se não o eram, porque sempre estiveram a frente de fatos mais relevantes em termos históricos? Engraçado não? Essas características PODEM ser verdadeiras, mas os fatos históricos o SÃO! Engraçado o estado de “possibilidade” estar a frente do estado de “fato”, e isso em termos educativos!!!

Fato é que, as finanças no Brasil recém proclamado, eram de invejar aos colonizadores, tanto o quanto a organização gerencial do mesmo. A defesa territorial proclamada com paixão e investida com efeito, não deram a nenhuma outra nação o proveito de qualquer desmembramento deste grande território...isto tudo é FATO!

Também é fato os golpes tentados pelo seu irmão, e as loucuras de traição de sua mãe...sobreviveu a tudo isso, foi benevolente em uma época de comum brutalidade, mas é lembrado apenas pelo seu bastardalismo, que nada mais era do que mais um dos resultados das loucuras de sua mãezinha, mas pela história e pelos “propagadores de conhecimento”, até nisso era culpado.

Na verdade, pra não ficar um texto longo, foi um Homem que renegou sua origem rica, negou uma condição riquíssima de estado Real para ficar em uma terra que ao menos tinha Realeza. Se por interesse ou amor, diga você, já que temos a história mostrando Portugal como um reino rico e bem desenvolvido, e o Brasil como uma terra sem qualquer estrutura e organização.

Delegou poderes, organizou uma nação e criou um verdadeiro estado de gerencia, e por ele foi traído! As contas desta gerencia era abertas, mas por conta de pequenas compras duvidosas feitas ou armadas pelos traidores, fora divulgado como um Rei corrupto (que Rei precisaria de comprar pequenos panos com dinheiro do povo, camufladamente, tendo acesso a coisas bem maiores?)...indignado por ter visto seu povo acreditar em tais absurdos e lhe dar as costas, resolveu partir ao exílio. Se exilou em Portugal com toda a sua riqueza de família? Não! Interessante isso, não? Preferiu estar no exílio em Portugal para lutar pela restituição do trono a sua filha. Preferiu passar necessidades do que recorrer a riqueza de sua família que muito conveniente e bem ao estilo de um corrupto poderia ter optado fazer. Voltou a Portugal como exilado, lutou de forma corajosa e heróica contra o governos golpista do irmão e venceu restituindo o trono a filha de forma inesperada, já que lutou contra todo um exército, apenas com um grupamento...comprovou ser um verdadeiro, corajoso e destemido HOMEM...e até nisso se mostrou digno! Mas esta dignidade é lembrada, ou o fora por esses tão competentes professores que tivemos? Não!

Recebeu inúmeros pedidos de Portugal para ao trono voltar...lá precisavam de um Homem como ele...negou a todos os pedidos lembrando do descaso e desprezo de Portugal quanto ao Brasil Independente! Recebeu incontáveis pedidos do povo Brasileiro, de nomes expressivos e políticos para voltar ao Brasil, (todos arrependidos) e a seu trono. Desgostoso com o indesculpável acontecido, negou a todos!

Morreu sem a glória e pompa de um Rei, num País estrangeiro, onde inclusive renegou o tratamento abonado que qualquer Monarca deveria receber. Morreu, antes de mais nada, coberto pela dignidade e honestidade, que o acompanharam até o seu final trágico. Morreu acamado e adoentado, isso tudo pelo desgosto de ver tudo o que fez, ter sido tratado com tal descaso e futilidade.

Essas foram as principais características desta personalidade, que aprendemos nas salas e aula? Não, não foi bem isso que aprendemos...mas a história está aí para qualquer um poder tomar conhecimento sobre a verdade.

Na verdade, foi o MAIOR HOMEM que este País já teve, e ate hoje não é reconhecido pelo seu próprio povo, não como ou o quanto deveria!

Mudando de assunto mas no mesmo pólo, o Brasil ta enfrentando graves problemas pela falta de gás...o mesmo gás que a Bolívia nos roubou...imagine o desgosto de D. Pedro I hoje em dia, vendo o que resultou deste povo centenáriamente fútil, tolo e inconseqüente!




 
IP